Repository logo
 
Publication

A construção de saberes docentes por licenciados e sua influência na identificação inicial com a profissão

dc.contributor.authorSantos, Mariana
dc.contributor.authorFreitas, Denise
dc.date.accessioned2011-08-19T22:58:35Z
dc.date.available2011-08-19T22:58:35Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi identificar e interpretar os saberes sobre a docência construídos durante o estágio e se estes saberes levaram os licenciandos do curso de Ciências Biológicas a uma identificação com a profissão docente. Selecionamos três licenciandos do quinto semestre do curso e, analisando e interpretando o conteúdo de suas Histórias de Vida e entrevistas, buscamos compreender os motivos que levaram cada um deles a escolher e se identificar (ou não) com a profissão docente. Tomamos como referenciais de análise os conhecimentos sobre saberes docentes para entender os aspectos relacionados à construção cognitiva e intelectual da profissão e os conhecimentos sobre psicanálise e educação para compreender os aspectos mais subjetivos do processo. Os resultados desta pesquisa mostram que os licenciandos não constroem uma identificação mais permanente com a carreira docente neste momento, mas eles estabelecem algumas marcas em sua atuação, que vão perdurar por toda a sua vida profissional. - The objective of this study was to identify and interpret knowledge about teaching built during the period of training and if this knowledge led the undergraduates of Biological Sciences course to an identification with the teaching profession. We selected three teachers to the fifth semester of the graduation, and analyzing and interpreting the contents of your Life Stories and interviews, we understand the reasons why each of them to choose and to identify (or not) with the teaching profession. We take as benchmarks for analysis knowledge about teaching knowledge to understand the aspects related to cognitive and intellectual construction of the profession and knowledge of psychoanalysis and education to understand the more subjective aspects of the process. These results show that students do not build a more permanent identification with the teaching profession at the moment, but they set some marks on his performance, which will continue throughout your professional life.por
dc.identifier.citationSantos,M. & Freitas,D. (2011). A construção de saberes docentes por licenciados e sua influência na identificação inicial com a profissão. Revista Interacções,18(7),157-177.por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/520
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/R7.pdfpor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectIdentificação profissionalpor
dc.titleA construção de saberes docentes por licenciados e sua influência na identificação inicial com a profissãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage177p.por
oaire.citation.startPage157p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
R7.pdf
Size:
278 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: