Repository logo
 
Publication

Representações sociais do bom professor de português

dc.contributor.authorMendes, Inês
dc.contributor.authorTeixeira, Madalena
dc.date.accessioned2011-08-19T23:42:08Z
dc.date.available2011-08-19T23:42:08Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA maioria dos estudos disponíveis sobre o ensino do Português não toma a figura do respectivo professor como objecto principal de reflexão e de análise. Partindo da premissa de que há uma relação estreita entre qualidade docente e resultados escolares, a par de evidências como os níveis de iliteracia dos alunos, justifica-se uma investigação sobre como poderá ser “bom professor de Português”, que contribua para a construção de um quadro epistemológico de referência. Tendo em conta que tal “quadro epistemológico” é, certamente, complexo, construído em matizes do tempo histórico e nas interpretações que os agentes sociais vão traçando, não sendo expectável encontrar balizas nítidas, procurar-se-ão aproximações ao conceito através da problematização de representações sociais. As representações sociais são processos de cognição social e, nessa medida, permitem (re)conhecer os papéis que agentes sociais representam em interacção. - The majority of available research about portuguese teaching does not have teachers as the main focus for reflection and analyses. Knowing about the relationship between the quality of teachers and students’ scholary results, and keeping in mind students’ levels of illiteracy, we defend research of “the good portuguese teacher”, which contributes to an epistemiological board of reference. This is certainly a difficult task, particularly because of interpretations that social agents keep drawing, and it is not expected to find clear goals. Therefore, we look for conceptual approaches through the rationalisation of social representations. Social representations are processes of social cognition, therefore, allow us to (re)identify the roles that social agents perform when they are interacting.por
dc.identifier.citationMendes, I. & Teixeira, M. (2011).Representações sociais do bom professor de português. Revista Interacções,19(7),11-27por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/525
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S1%20-%20Mendes%20&%20Teixeira.pdfpor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectBom professor de portuguêspor
dc.titleRepresentações sociais do bom professor de portuguêspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage27p.por
oaire.citation.startPage11p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
person.familyNameTeixeira
person.givenNameMadalena
person.identifier.ciencia-id2E10-F2A8-85E5
person.identifier.orcid0000-0003-1064-3790
person.identifier.scopus-author-id55650388200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicatione0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye0dd4ee5-84e8-43c2-9aae-055ad9c87db4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S1 - Mendes & Teixeira.pdf
Size:
252.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: