Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
252.94 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A maioria dos estudos disponíveis sobre o ensino do Português não toma a
figura do respectivo professor como objecto principal de reflexão e de análise. Partindo
da premissa de que há uma relação estreita entre qualidade docente e resultados
escolares, a par de evidências como os níveis de iliteracia dos alunos, justifica-se uma
investigação sobre como poderá ser “bom professor de Português”, que contribua para
a construção de um quadro epistemológico de referência. Tendo em conta que tal
“quadro epistemológico” é, certamente, complexo, construído em matizes do tempo
histórico e nas interpretações que os agentes sociais vão traçando, não sendo
expectável encontrar balizas nítidas, procurar-se-ão aproximações ao conceito através
da problematização de representações sociais. As representações sociais são
processos de cognição social e, nessa medida, permitem (re)conhecer os papéis que
agentes sociais representam em interacção. - The majority of available research about portuguese teaching does not have
teachers as the main focus for reflection and analyses. Knowing about the relationship
between the quality of teachers and students’ scholary results, and keeping in mind students’ levels of illiteracy, we defend research of “the good portuguese teacher”,
which contributes to an epistemiological board of reference. This is certainly a difficult
task, particularly because of interpretations that social agents keep drawing, and it is
not expected to find clear goals. Therefore, we look for conceptual approaches through
the rationalisation of social representations. Social representations are processes of
social cognition, therefore, allow us to (re)identify the roles that social agents perform
when they are interacting.
Description
Keywords
Representações sociais Profissionalidade Bom professor de português
Pedagogical Context
Citation
Mendes, I. & Teixeira, M. (2011).Representações sociais do bom professor de português. Revista Interacções,19(7),11-27
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação