Repository logo
 
Publication

Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores

dc.contributor.authorPassos, Cármen
dc.contributor.authorGalvão, Cecília
dc.date.accessioned2011-08-19T22:57:43Z
dc.date.available2011-08-19T22:57:43Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractAs narrativas produzidas por professoras — uma delas portuguesa — e por uma formadora de professores sobre suas aprendizagens e sobre suas atuações didáticas em atividades investigativas nas aulas de matemática revelam indícios de sua constituição e de seu desenvolvimento profissional; e compõem um processo de reflexão pedagógica que permite a suas autoras compreender as consequências de sua atuação e criar novas estratégias didáticas. Buscamos entender, através dessas narrativas de formação, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a forma como se dá o processo de produção de conhecimento; a relação entre a investigação e a prática; o que se aprende quando se investigam e se propõem investigações/explorações matemáticas nas aulas. Numa abordagem qualitativa, a coleta e a análise de dados pautaram-se nos estudos que tomam a produção de textos narrativos como processo de reflexão pedagógica. O desenvolvimento profissional das professoras, revelado nas narrativas, inclui sentimentos de avanços e de recuos que refletem os momentos e os contextos em que se encontram e permitem reflexões para além das relacionadas à ação como professoras de matemática. - The narratives produced by teachers – one of them Portuguese – and by a teacher educator about their learning and didactic performances in investigative activities in mathematics lessons, reveals indications of their constitution and professional development, and composes a process of pedagogical reflection that allows the authors to understand the consequences of their performance and to create new didactic strategies. We try to understand, through these narratives of education, the relations between practice and knowledge, that is, to reveal how the process of knowledge production happens; the relation between inquiry and practice; what is learned when mathematical lessons are investigated and mathematical explorations/investigation are proposed in the class. In a qualitative approach, the collection and the analysis of data were based on studies that take the production of narrative texts as a process of pedagogical reflection. The professional development of the teachers, revealed in the narratives, includes feelings of going forward and backward that reflect the moments and the contexts that they were and allow reflections that go beyond the ones related to their action as mathematics teachers.por
dc.identifier.citationPassos,C. & Galvão,C. (2011). Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores. Revista Interacções,18(7),76-103.por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/517
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/R4%281%29.pdfpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectInvestigações matemáticaspor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.titleNarrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professorespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage103p.por
oaire.citation.startPage76p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
R4(1).pdf
Size:
359.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: