Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As narrativas produzidas por professoras — uma delas portuguesa — e por uma
formadora de professores sobre suas aprendizagens e sobre suas atuações didáticas
em atividades investigativas nas aulas de matemática revelam indícios de sua
constituição e de seu desenvolvimento profissional; e compõem um processo de
reflexão pedagógica que permite a suas autoras compreender as consequências de
sua atuação e criar novas estratégias didáticas. Buscamos entender, através dessas
narrativas de formação, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a
forma como se dá o processo de produção de conhecimento; a relação entre a
investigação e a prática; o que se aprende quando se investigam e se propõem
investigações/explorações matemáticas nas aulas. Numa abordagem qualitativa, a
coleta e a análise de dados pautaram-se nos estudos que tomam a produção de textos
narrativos como processo de reflexão pedagógica. O desenvolvimento profissional das
professoras, revelado nas narrativas, inclui sentimentos de avanços e de recuos que
refletem os momentos e os contextos em que se encontram e permitem reflexões para
além das relacionadas à ação como professoras de matemática. - The narratives produced by teachers – one of them Portuguese – and by a teacher educator about their learning and didactic performances in investigative
activities in mathematics lessons, reveals indications of their constitution and
professional development, and composes a process of pedagogical reflection that
allows the authors to understand the consequences of their performance and to create
new didactic strategies. We try to understand, through these narratives of education,
the relations between practice and knowledge, that is, to reveal how the process of
knowledge production happens; the relation between inquiry and practice; what is
learned when mathematical lessons are investigated and mathematical
explorations/investigation are proposed in the class. In a qualitative approach, the
collection and the analysis of data were based on studies that take the production of
narrative texts as a process of pedagogical reflection. The professional development of
the teachers, revealed in the narratives, includes feelings of going forward and
backward that reflect the moments and the contexts that they were and allow
reflections that go beyond the ones related to their action as mathematics teachers.
Description
Keywords
Narrativas Investigações matemáticas Desenvolvimento profissional
Citation
Passos,C. & Galvão,C. (2011). Narrativas de formação:investigações matemáticas na formação e na atuação de professores. Revista Interacções,18(7),76-103.
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação