Publication
Comportamentos de Bullying no 1ยบ ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa
dc.contributor.author | Raimundo, Raquel | |
dc.contributor.author | Seixas, Sรณnia Raquel Pereira Malta Marruaz | |
dc.date.accessioned | 2010-06-13T22:38:43Z | |
dc.date.available | 2010-06-13T22:38:43Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | O bullying รฉ cada vez mais um fenรณmeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido ร sua prevalรชncia nas escolas e ร s consequรชncias nefastas para a saรบde e bem-estar das vรญtimas e dos agressores. O presente estudo debruรงa-se sobre a incidรชncia e natureza dos comportamentos de bullying em crianรงas do 1ยบ Ciclo. Nesse sentido foi constituรญda uma amostra de 240 alunos do 2ยบ ao 4ยบ ano de escolaridade, tendo sido aplicado o questionรกrio de auto-relato de Olweus (adaptado por Oliveira & Tomรกs, 1994, cit. por Pereira, 2002). Os resultados evidenciaram uma prevalรชncia preocupante de 30,42% de vรญtimas, 18,75% de agressores e 9,58% de vรญtimas-agressivas. As agressรตes mais frequentes remetem para o bullying verbal e tendem a ocorrer maioritariamente no recreio. Os agressores sรฃo, principalmente, colegas da mesma sala ou mais velhos. Na sua maioria, as vรญtimas sentem-se apoiadas pelos pares, especialmente os rapazes, embora menos de metade das mesmas conte a adultos (professores e pais). Os rapazes referiram ser significativamente mais agressores e mais vรญtimas de comportamentos directos de bullying, enquanto que as raparigas referiram ser mais vรญtimas de bullying relacional. Os rapazes tendem a agredir sobretudo rapazes e as raparigas sobretudo raparigas. Dada a elevada prevalรชncia dos comportamentos de bullying observada no presente estudo, salienta-se a necessidade de se implementarem programas de intervenรงรฃo desde os primeiros anos de escolaridade. | pt |
dc.identifier.citation | RAIMUNDO, Raquel;SEIXAS, Sรณnia - Comportamentos de Bullying no 1ยบ ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa. Revista Interacรงรตes. Nยบ13 (2009), p. 164-186 | pt |
dc.identifier.issn | 1646-2335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/79 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | IPS - Escola Superior de Educaรงรฃo de Santarรฉm | pt |
dc.relation.ispartofseries | Nยบ13; | |
dc.relation.publisherversion | http://nonio.eses.pt/interaccoes/ | pt |
dc.subject | Bullying | pt |
dc.subject | Vitimizaรงรฃo | pt |
dc.subject | 1ยบ ciclo | pt |
dc.subject | Contexto escolar | pt |
dc.subject | Diferenรงas de gรฉnero | pt |
dc.title | Comportamentos de Bullying no 1ยบ ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarรฉm | pt |
oaire.citation.endPage | 186p. | pt |
oaire.citation.startPage | 164p. | pt |
oaire.citation.title | Revista Interacรงรตes | pt |
person.familyName | Seixas | |
person.givenName | Sรณnia | |
person.identifier.ciencia-id | 2716-DC5E-B59D | |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | e217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6 |