Repository logo
 
Publication

A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo

dc.contributor.advisorBranco, Neusa
dc.contributor.authorGalrinho, Joana Isabel Mendes
dc.date.accessioned2017-08-16T10:42:42Z
dc.date.available2017-08-16T10:42:42Z
dc.date.issued2014-03-26
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra o percurso de desenvolvimento profissional que o curso proporciona e uma componente investigativa que decorre da prática profissional. A parte I deste relatório respeita às intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas em contexto de 1.º e 2.º CEB e a parte II refere-se ao estudo da resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º CEB, concretizado numa turma do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como objetivo identificar o contributo da resolução de problemas para a aprendizagem Matemática dos alunos, no âmbito de uma abordagem de ensino exploratória. Os resultados mostram que os alunos da turma usam diferentes estraté-gias e representações para resolver um mesmo problema, podendo estas situações promover a conexão com temas matemáticos e não matemáticos, e que os momentos de discussão sub-jacentes a um ensino exploratório são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e utilizar estratégias diversificadas e para relacionarem e partilharem diferentes conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Report was developed under the Master in Teaching 1st and 2nd cycles (grades 1-6) provided at the Escola Superior de Educação at Instituto Politécnico of Santarém and aims to integrate the professional development path through the Supervised Teaching Practice and investigative component performed during this Supervised Teaching Practice. The first part of this Final Report integrates a synthesis about the interventions through teaching practices in context of 1st and 2nd cycles. The second part presents the research on problem solving in the exploratory teaching of mathematics in 2nd cycle, performed in one class of the 6th grade, using problem-solving tasks. This research aimed to identify the contribution of problem solving for mathematics learning under an exploratory teaching. The results show that students use different strategies and representations to solve the same problem, these situa-tions can promote connection with mathematical and non-mathematical topics, and the mo-ments of discussion in exploratory teaching are fundamental to the development of students' ability to analyze and use diverse strategies and to relate and share different know-how.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201160811
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1852
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectestágiopt_PT
dc.subjectformação profissionalpt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectresolução de problemaspt_PT
dc.subjectensino exploratóriopt_PT
dc.subjectinternshippt_PT
dc.subjectprofessional formationpt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectproblem solvingpt_PT
dc.subjectexploratory teachingpt_PT
dc.titleA resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório FinalJG.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos Relatório JG.pdf
Size:
4.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: