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Atitudes do professor face à indisciplina

dc.contributor.advisorSeixas, Sónia
dc.contributor.authorRodrigues, Carla Gouveia
dc.date.accessioned2017-08-10T14:52:47Z
dc.date.available2017-08-10T14:52:47Z
dc.date.issued2017-05-17
dc.descriptionRelatório Final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório reflete as etapas do percurso percorrido ao longo de três semestres, no âmbito da nossa prática pedagógica. Numa primeira parte realizámos uma síntese de todo o trabalho realizado e desenvolvido durante e no decorrer dos quatro estágios, jardim-de-infância, 1.º ciclo- 2.º ano, creche e 1.º ciclo (3.º e 4.º anos). De seguida, aprofundámos uma questão investigativa que surgiu ao longo dos mesmos. Este documento está dividido em duas partes distintas, mas que se complementam. A primeira parte retrata aquilo que vivi como estagiária, ou seja, realizámos uma pequena abordagem dos estágios de intervenção e também referimos uma das atividades realizadas durante os estágios e uma pequena reflexão sobre as dificuldades sentidas. A segunda parte apresenta uma revisão da literatura e investigação com a respetiva análise e considerações finais. Com esta investigação pretendi saber o que a amostra entende por indisciplina e apurar as estratégias que os professores de 1.º ciclo utilizam para minimizar os comportamentos indisciplinares na sala de aula. No que respeita a metodologia utilizada, esta é de cariz qualitativa, com recurso a entrevistas, a dois professores do ensino público, e a questionários realizados a sete professores do ensino privado. Os questionários foram realizados a duas turmas, com um total de trinta e oito alunos, do ensino público, de 1.º e 4.º anos. Após a organização e análise dos dados recolhidos, foi realizada a comparação com os dados obtidos através da revisão da literatura, chegando-se, assim, a alguns resultados obtidos. De acordo com a perspetiva dos professores, a indisciplina na sala de aula advém da postura ou comunicação do professor e das relações humanas. Os professores remetem a indisciplina para a personalidade de cada aluno e para a sua educação familiar. Todavia, quando interpelados relativamente a esta problemática em estudo, os alunos referem comportamentos de distração e de entretenimento por parte dos colegas.pt_PT
dc.description.abstractThis report reflects the milestones over three semesters, within the scope of our pedagogical practice. In the first part we did a synthesis of all the work carried out and developed during the four stages, kindergarten, 1st cycle – 2nd year, daycare and 1st cycle (3rd and 4th. Years). Subsequently, we deepened an investigative question that emerged throughout. This document is divided into two distinct parts, but they complement each other. The first part portrays what I have experienced as a trainee, or rather, we have take a short time to consider the stages of intervention and also referred to one of the activities carried out during the internships and small reflection on the difficulties experienced. The second part presents a review of literature and research witch its analysis and final considerations. With this research, I wanted to know what is recognized as indiscipline and to determine the strategies that 1st cycle teachers use to minimize undisciplined behaviour in the classroom. With regard to the methodology used, this is a qualitative one, using interviews, two teachers of public education, and questionnaires to seven teachers of private education. The questionnaires were conducted to two classes, with a total of thirty-eight students, form public education, 1st through to 4th years. After the organizing and analyzing of the data collected, the comparison with the data obtained through the literature review was carried out, in this way obtaining some results. According to the perspective of the teachers, the indiscipline in the classroom comes from the posture or communication of the teacher and human relations. The teachers refer the indiscipline to the personality of each student and to their family background and education. However, when asked about this problem, students report distractions and entertainment because of their colleagues.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201724766
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1816
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectindisciplinapt_PT
dc.subjectprofessorpt_PT
dc.subjectcomportamentos indisciplinarespt_PT
dc.subjectestratégiaspt_PT
dc.subjectalunopt_PT
dc.subjectindisciplinept_PT
dc.subjectteacherpt_PT
dc.subjectundisciplined behaviorpt_PT
dc.subjectstrategiespt_PT
dc.subjectstudentpt_PT
dc.titleAtitudes do professor face à indisciplinapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

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