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- Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEBPublication . Lopes, Ana Rita Sequeira; Santos, LeonorO presente relatório, “Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEB”, pretende sintetizar as aprendizagens e vivências realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem ainda como intenção refletir mais aprofundadamente sobre a temática da escola como espaço de encontro de diversidade cultural e as consequências dessa interação entre culturas. Mais concretamente, apresenta-se um estudo sobre os conhecimentos de profissionais destes níveis de ensino sobre o conceito de Educação Intercultural e uma recolha de estratégias utilizadas por docentes no ativo para melhorar a convivência, eliminar atitudes de preconceito racial e discriminatório, e promover a empatia entre alunos. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes: a primeira refere-se aos níveis de ensino onde realizei os vários estágios de ensino supervisionado, fazendo uma breve caraterização e contextualização do meu percurso académico nos estágios de Creche, Pré-escolar e do 1º Ciclo de Ensino Básico. A segunda parte refere-se à revisão da literatura e ao estudo empírico, onde procurei compreender os benefícios que a relação intercultural pode ter na vida da criança, dos encarregados de educação e dos próprios docentes. Foi também relevante perceber quais os obstáculos a esta interação e que estratégias as escolas e os professores podem adotar. Procurei fundamentar esta investigação recorrendo à informação disponível sobre a evolução do sistema educativo e documentos oficiais de ensino, referentes à diversidade cultural. O estudo empírico tem como base uma metodologia qualitativa, em que optei pela realização de entrevistas a professores de 1.º Ciclo e a educadores de infância, no ativo, no concelho da Amadora, que regista um índice elevado de diversidade cultural, referente à população escolar. A análise e reflexão sobre os dados recolhidos dizem-me que, no geral, os profissionais conhecem as características predominantes do conceito da educação intercultural e que a integração dos alunos de diferentes culturas está a ser feita de modo positivo. Foram registados, ainda, alguns inibidores, tais como o material pedagógico pouco adaptado à realidade cultural dos alunos. Os professores afirmam que, ao nível da formação sobre esta temática, há muito a fazer, pois apesar de lhe darem bastante importância, apenas na formação inicial tiveram contato ou frequentaram estas formações.
- Atitudes do professor face à indisciplinaPublication . Rodrigues, Carla Gouveia; Seixas, SóniaO presente relatório reflete as etapas do percurso percorrido ao longo de três semestres, no âmbito da nossa prática pedagógica. Numa primeira parte realizámos uma síntese de todo o trabalho realizado e desenvolvido durante e no decorrer dos quatro estágios, jardim-de-infância, 1.º ciclo- 2.º ano, creche e 1.º ciclo (3.º e 4.º anos). De seguida, aprofundámos uma questão investigativa que surgiu ao longo dos mesmos. Este documento está dividido em duas partes distintas, mas que se complementam. A primeira parte retrata aquilo que vivi como estagiária, ou seja, realizámos uma pequena abordagem dos estágios de intervenção e também referimos uma das atividades realizadas durante os estágios e uma pequena reflexão sobre as dificuldades sentidas. A segunda parte apresenta uma revisão da literatura e investigação com a respetiva análise e considerações finais. Com esta investigação pretendi saber o que a amostra entende por indisciplina e apurar as estratégias que os professores de 1.º ciclo utilizam para minimizar os comportamentos indisciplinares na sala de aula. No que respeita a metodologia utilizada, esta é de cariz qualitativa, com recurso a entrevistas, a dois professores do ensino público, e a questionários realizados a sete professores do ensino privado. Os questionários foram realizados a duas turmas, com um total de trinta e oito alunos, do ensino público, de 1.º e 4.º anos. Após a organização e análise dos dados recolhidos, foi realizada a comparação com os dados obtidos através da revisão da literatura, chegando-se, assim, a alguns resultados obtidos. De acordo com a perspetiva dos professores, a indisciplina na sala de aula advém da postura ou comunicação do professor e das relações humanas. Os professores remetem a indisciplina para a personalidade de cada aluno e para a sua educação familiar. Todavia, quando interpelados relativamente a esta problemática em estudo, os alunos referem comportamentos de distração e de entretenimento por parte dos colegas.