Repository logo
 
Publication

Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorBranco, Neusa Cristina Vicente
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.date.accessioned2021-01-07T18:31:13Z
dc.date.available2021-01-07T18:31:13Z
dc.date.issued2020-06
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de aula (EA) interdisciplinar, no qual participam cinco futuras professoras de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básico (CEB). O seu objetivo é compreender o contributo de dois ciclos do EA para a formação de futuros professores sobre o trabalho interdisciplinar. Os futuros professores planificam, lecionam e discutem uma proposta didática interdisciplinar estruturada em tarefas de Ciências Naturais sobre biodiversidade e tarefas de Matemática relativas a geometria e medida e organização e tratamento de dados. A recolha de dados tem por base documentos de planificação das aulas, guiões da proposta de trabalho, produções dos alunos, registos áudio e fotográficos e reflexões das futuras professoras. A análise interpretativa dos dados incidiu sobre a planificação das aulas e a reflexão das futuras professoras sobre a aprendizagem dos alunos do 2.º CEB. Os resultados evidenciam que o envolvimento das futuras professoras nos dois ciclos do EA contribui para o seu conhecimento quanto ao trabalho interdisciplinar com enfoque no conhecimento sobre o currículo, estratégias de ensino, elaboração de propostas de trabalho e a aprendizagem dos alunos em Matemática e Ciências Naturais.pt_PT
dc.description.abstractThis paper presents an interdisciplinary lesson study(LS), inwhichhave participatedfivepreservice teachersof Mathematics and Natural Sciences ofelementary school. Its aim is to understandthecontribution of two cycles of LSto the preservice teachers’education aboutinterdisciplinary work. The preserviceteachersplan, teach and discuss an interdisciplinary didactic proposal structured inscience tasks aboutbiodiversity and mathematics tasks related withgeometry and measurement and data analysis. The data collection is based on lesson planning documents, guidelines for the work proposal, student productions, audio and photographic records and reflections of the preserviceteachers. The interpretative analysis of the dataisfocused on the preservice teachers’ planning andreflection aboutstudents’learning fromtwo 5thgrade classes. The results show that the engagement of preservice teachers in the two cycles of LS contributes to their knowledge about interdisciplinary practices, with a focus on knowledge about the curriculum, teaching strategies, the development of educational resourcesand students’learningon Mathematics and Science.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBranco, N., & Cavadas, B. (2020). Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do ensino básico. Quadrante, 29(1), 159-183.pt_PT
dc.identifier.issn2183-2838
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3217
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/540pt_PT
dc.subjectestudo de aulapt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectciências naturaispt_PT
dc.subjectlesson studypt_PT
dc.subjectteacher educationpt_PT
dc.subjectinterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectsciencespt_PT
dc.titleEstudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais do 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage183pt_PT
oaire.citation.startPage159pt_PT
oaire.citation.titleQuadrantept_PT
oaire.citation.volume29pt_PT
person.familyNameBranco
person.familyNameCavadas
person.givenNameNeusa
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20Branco-Cavadas Quadrante LS.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format