Repository logo
 
Publication

A influência da aprendizagem cooperativa na promoção das aprendizagens em ciências: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorCorreia, Marisa
dc.contributor.authorConstantino, Marina de Jesus Mota
dc.date.accessioned2017-08-10T10:46:49Z
dc.date.available2017-08-10T10:46:49Z
dc.date.issued2017-06-22
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com o objetivo de apresentar o percurso profissional desenvolvido ao longo dos estágios, bem como o estudo emergente no decorrer do mesmo. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte comporta uma compilação das vivências mais importantes na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte integra todo o percurso investigativo desenvolvido no decorrer do estágio em 2.º Ciclo, na disciplina de Ciências Naturais. O estudo efetuado teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas com o grupo de alunos foram promotoras de aprendizagem cooperativa e em que medida essas atividades influenciaram as suas aprendizagens. Para tal selecionou-se uma turma do 5.º ano de escolaridade, no contexto da prática de ensino supervisionada Os resultados obtidos com o estudo revelaram que os alunos conseguem adquirir conhecimentos através do método de aprendizagem cooperativa. Todavia, é necessário preparar cuidadosamente os alunos e desenvolver o trabalho de grupo, não só como mero trabalho em conjunto, mas também como uma fonte de aprendizagens e partilha de conhecimentos entre os pares. Esta prática desenvolve, nos alunos, competências sociais e cognitivas. No que respeita à opinião da docente e dos alunos, ambos afirmaram que a metodologia de aprendizagem cooperativa é uma importante fonte de aquisição de conhecimentos, quando se verifica o bom funcionamento dos grupos.pt_PT
dc.description.abstractThis report was prepared within under the Master degree in 1st and 2nd Cycle of basic education, with the objective of presenting the professional course developed during the internships, as well as the study that emerges during the course. This report is organized in two parts. The first part includes a compilation of the experiences that emerged in the Supervised Practice in Teaching of the 1st and 2nd Cycles, in the subjects of Portuguese, History and Geography of Portugal, Mathematics and Natural Sciences. The second part describes a study developed in the discipline of Natural Sciences with a class of the 5th grade. This study aimed to verify if the activities developed promoted cooperative learning and to what extent these activities influenced learning. The results obtained with the study revealed that students can acquire knowledge through the cooperative learning method. However, it is necessary to carefully prepare and develop group work, not only as joint work but as a source of learning and knowledge sharing among peers. In this way, the development of social and cognitive competences in students is possible. Regarding the opinion of the teacher and the students, both affirmed that the cooperative learning methodology is an important source of knowledge acquisition when the groups work well.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201726270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1813
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectaprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectensino das ciênciaspt_PT
dc.subjectprática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectcooperative learningpt_PT
dc.subjectsupervised teaching practicept_PT
dc.subjectteaching sciencept_PT
dc.titleA influência da aprendizagem cooperativa na promoção das aprendizagens em ciências: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final.pdf
Size:
6.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: