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A influência da aprendizagem cooperativa na promoção das aprendizagens em ciências: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade

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Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com o objetivo de apresentar o percurso profissional desenvolvido ao longo dos estágios, bem como o estudo emergente no decorrer do mesmo. Este relatório encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte comporta uma compilação das vivências mais importantes na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos, nas disciplinas de Português, História e Geografia de Portugal, Matemática e Ciências Naturais. A segunda parte integra todo o percurso investigativo desenvolvido no decorrer do estágio em 2.º Ciclo, na disciplina de Ciências Naturais. O estudo efetuado teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas com o grupo de alunos foram promotoras de aprendizagem cooperativa e em que medida essas atividades influenciaram as suas aprendizagens. Para tal selecionou-se uma turma do 5.º ano de escolaridade, no contexto da prática de ensino supervisionada Os resultados obtidos com o estudo revelaram que os alunos conseguem adquirir conhecimentos através do método de aprendizagem cooperativa. Todavia, é necessário preparar cuidadosamente os alunos e desenvolver o trabalho de grupo, não só como mero trabalho em conjunto, mas também como uma fonte de aprendizagens e partilha de conhecimentos entre os pares. Esta prática desenvolve, nos alunos, competências sociais e cognitivas. No que respeita à opinião da docente e dos alunos, ambos afirmaram que a metodologia de aprendizagem cooperativa é uma importante fonte de aquisição de conhecimentos, quando se verifica o bom funcionamento dos grupos.
This report was prepared within under the Master degree in 1st and 2nd Cycle of basic education, with the objective of presenting the professional course developed during the internships, as well as the study that emerges during the course. This report is organized in two parts. The first part includes a compilation of the experiences that emerged in the Supervised Practice in Teaching of the 1st and 2nd Cycles, in the subjects of Portuguese, History and Geography of Portugal, Mathematics and Natural Sciences. The second part describes a study developed in the discipline of Natural Sciences with a class of the 5th grade. This study aimed to verify if the activities developed promoted cooperative learning and to what extent these activities influenced learning. The results obtained with the study revealed that students can acquire knowledge through the cooperative learning method. However, it is necessary to carefully prepare and develop group work, not only as joint work but as a source of learning and knowledge sharing among peers. In this way, the development of social and cognitive competences in students is possible. Regarding the opinion of the teacher and the students, both affirmed that the cooperative learning methodology is an important source of knowledge acquisition when the groups work well.

Description

Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico

Keywords

aprendizagem cooperativa ensino das ciências prática de ensino supervisionada cooperative learning supervised teaching practice teaching science

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