Repository logo
 
Publication

Estratégias de motivação e envolvimento dos alunos na aprendizagem da matemática utilizando realidade aumentada

dc.contributor.advisorMessias, Inês
dc.contributor.authorCosta, Maria da Conceição Torres da
dc.date.accessioned2024-07-28T21:51:20Z
dc.date.available2024-07-28T21:51:20Z
dc.date.issued2024-05-03
dc.description.abstractO desenvolvimento da tecnologia da Realidade Aumentada (RA) tem-na tornado uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, ajudando o aluno a melhorar as suas capacidades de visualização de espaços bi e tridimensionais e levando-o a aprender construindo. O presente estudo insere-se na problemática da influência da implementação de estratégias de ensino com recurso à tecnologia RA na motivação e envolvimento dos alunos para a aprendizagem da matemática. Assim, procura compreender o impacto destas estratégias de ensino inovadoras na aprendizagem da matemática, com recurso à construção de sólidos na aplicação GeoGebra 3D, com RA, integrados em cenários de aprendizagem sobre o conteúdo volumes e áreas de superfície de sólidos geométricos, aplicados a alunos do 8.º e 9.º ano do Ensino Básico. A análise de resultados permitiu verificar o aumento da motivação e do envolvimento dos alunos quando se usam estratégias com RA, mas foi pouco conclusiva quanto à melhoria da sua aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe development of Augmented Reality (AR) technology has made it a tool that facilitates the teaching-learning process, helping students to improve their ability to visualize two- and three-dimensional spaces and leading them to learn by building. The present study is part of the problem of the influence of the implementation of teaching strategies using AR technology on the motivation and involvement of students for the learning of mathematics. Thus, it seeks to understand the impact of these innovative teaching strategies on mathematics learning, using the construction of solids in the GeoGebra 3D application, with AR, integrated in learning scenarios on the content volumes and surface areas of geometric solids, applied to students in the 8th and 9th year of Basic Education. The analysis of the results allowed us to verify the increase in the motivation and involvement of the students when using strategies with AR, but it was not very conclusive regarding the improvement of their learning.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203615875
dc.identifier.tid203615875
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4916
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectestratégiapt_PT
dc.subjectmotivação e envolvimentopt_PT
dc.subjectrealidade aumentadapt_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectstrategypt_PT
dc.subjectmotivation and engagementpt_PT
dc.subjectaugmented realitypt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.titleEstratégias de motivação e envolvimento dos alunos na aprendizagem da matemática utilizando realidade aumentadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRecursos Digitais em Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_MRDE_Conceição Costa.pdf
Size:
5.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: