Repository logo
 
Publication

Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEB

dc.contributor.advisorSantos, Leonor
dc.contributor.authorLopes, Ana Rita Sequeira
dc.date.accessioned2017-08-09T10:42:05Z
dc.date.available2017-08-09T10:42:05Z
dc.date.issued2017-05-17
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório, “Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEB”, pretende sintetizar as aprendizagens e vivências realizadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem ainda como intenção refletir mais aprofundadamente sobre a temática da escola como espaço de encontro de diversidade cultural e as consequências dessa interação entre culturas. Mais concretamente, apresenta-se um estudo sobre os conhecimentos de profissionais destes níveis de ensino sobre o conceito de Educação Intercultural e uma recolha de estratégias utilizadas por docentes no ativo para melhorar a convivência, eliminar atitudes de preconceito racial e discriminatório, e promover a empatia entre alunos. Ao longo deste documento serão apresentadas duas partes: a primeira refere-se aos níveis de ensino onde realizei os vários estágios de ensino supervisionado, fazendo uma breve caraterização e contextualização do meu percurso académico nos estágios de Creche, Pré-escolar e do 1º Ciclo de Ensino Básico. A segunda parte refere-se à revisão da literatura e ao estudo empírico, onde procurei compreender os benefícios que a relação intercultural pode ter na vida da criança, dos encarregados de educação e dos próprios docentes. Foi também relevante perceber quais os obstáculos a esta interação e que estratégias as escolas e os professores podem adotar. Procurei fundamentar esta investigação recorrendo à informação disponível sobre a evolução do sistema educativo e documentos oficiais de ensino, referentes à diversidade cultural. O estudo empírico tem como base uma metodologia qualitativa, em que optei pela realização de entrevistas a professores de 1.º Ciclo e a educadores de infância, no ativo, no concelho da Amadora, que regista um índice elevado de diversidade cultural, referente à população escolar. A análise e reflexão sobre os dados recolhidos dizem-me que, no geral, os profissionais conhecem as características predominantes do conceito da educação intercultural e que a integração dos alunos de diferentes culturas está a ser feita de modo positivo. Foram registados, ainda, alguns inibidores, tais como o material pedagógico pouco adaptado à realidade cultural dos alunos. Os professores afirmam que, ao nível da formação sobre esta temática, há muito a fazer, pois apesar de lhe darem bastante importância, apenas na formação inicial tiveram contato ou frequentaram estas formações.pt_PT
dc.description.abstractThe current report, "Conceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEB", intends to synthesize the learning's and experiences realized during the Master's degree in Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. This work also intends to reflect more deeply the thematic of school as a meeting place of cultural diversity and the consequences of that interaction between cultures. More concretely, presents a study about the knowledge of professionals of these levels of education on the concept of Intercultural Education and a gathering of strategies used by teachers in active to improve the acquaintanceship, eliminate attitudes of racial and discriminatory prejudice, and to promote empathy among students. Over this document, two parts will be presented: the first one refers the levels of education where I performed the varied stages of supervised teaching, giving a brief characterization and contextualization of my academic course in internships of Nursery school, Preschool and 1st Cycle of Basic Education. The second part refers to literature review and the empirical study, where I tried to understand the benefits that the intercultural relationship can have in a life of a child, legal guardians and the teachers themselves. It was also relevant to understand the obstacles to this interaction and what strategies schools and teachers can adopt. I justify this research using available information about the evolution of educational system and official teaching documents referring cultural diversity. The empirical study is based on a qualitative methodology, in which I chose to conduct interviews to 1st Cycle teachers and nursery school educators in active, in the city of Amadora, which has a high cultural diversity, referring to the school population. The analysis and reflection on the data collected tell me that, in general, professionals know the predominant characteristics of the concept of intercultural education and that integration of students from different cultures is being done in a positive way. Some inhibitors were also recorded, such as pedagogical material that was poorly adapted to the cultural reality of the students. Teachers say that, in terms of training on this thematic, there is a lot to do, although they give it importance, only in the initial formation had contact or attended these formations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.other201699222
dc.identifier.tid201699222
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1801
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjecteducação interculturalpt_PT
dc.subjectestágiospt_PT
dc.subjectpapel do educador/professorpt_PT
dc.subjectpré-escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do ensino básico.pt_PT
dc.subjectintercultural educationpt_PT
dc.subjectinternshipspt_PT
dc.subjectrole of educator/teacherpt_PT
dc.subjectpreschoolpt_PT
dc.subject1st Cycle of basic educationpt_PT
dc.titleConceções e práticas de Educação Intercultural em Pré-Escolar e 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
versão final Relatorio Rita REVISTO.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: