Repository logo
 
Publication

Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB

dc.contributor.authorBranco, Neusa
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.date.accessioned2024-04-28T18:05:54Z
dc.date.available2024-04-28T18:05:54Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA educação STEAM tem ganho relevância na formação inicial de professores de Matemática e de Ciências do 2.º CEB. Contudo, por vezes é difícil para os futuros professores relacionar as diferentes áreas STEAM. Neste artigo apresenta-se a percepção de futuras professoras relativamente a relações entre as áreas STEAM, a partir do trabalho que realizaram na proposta designada “Origami STEAM”. Constatou-se que o origami constituiu um objeto pertinente de integração entre as diferentes áreas STEAM. Isso revelou-se uma mais-valia para as futuras professoras compreenderem as oportunidades de relação entre essas áreas e reforçarem a aprendizagem dos conceitos explorados, de modo integrado.pt_PT
dc.description.abstractSTEAM education has gained relevance in the initial mathematics and science teacher’ education for elementary schools. However, sometimes is difficult for fu ture teachers to relate the different STEAM areas. This paper presents the perception of future teachers regarding the relationships between the STEAM areas, based on the work they did in the activity "Origami STEAM". Results show that origami was a relevant object of integration between science and mathematics, and an added value for future teachers to understand the opportunities for relationships between the STEAM areas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBranco, N., & Cavadas, B. (2023). Origami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Mediações, 11(1), 56-68.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.60546/mo.v11i1.374pt_PT
dc.identifier.issn1647-3078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4816
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/374/324pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectciênciaspt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectorigamipt_PT
dc.subjectSTEAMpt_PT
dc.subjectmathematicspt_PT
dc.subjectsciencespt_PT
dc.subjectteacher educationpt_PT
dc.titleOrigami STEAM: Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEBpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage68pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage56pt_PT
oaire.citation.titleMedicaçõespt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameBranco
person.familyNameCavadas
person.givenNameNeusa
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-idD411-2049-433B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0003-4695-0098
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery626018e6-65c4-4ab4-b413-b3de3eb3f30a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Origami STEAM_Uma proposta de trabalho interdisciplinar na formação de futuros professores de matemática do e ciências do 2.º CEB.pdf
Size:
670.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: