Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O mercado imobiliário de habitação assume crucial relevo no desenvolvimento socioeconómico de um país. Vários têm sido os estudos desenvolvidos neste dommínio, visando a comprrensão da influência da variável tempo na comercialização de um imóvel. Na prática, esta variável (i.e. tempo de comercialização) é influenciada e/ou explicada por diversos fatores/determinantes, muitas vezes interpretados e aplicados de forma ambígua e pouco transparente pelos atuais modelos de avaliação. Baseada nos princípios que norteiam a análise multicritério de apoio à tomada de decisão e, em particular, combinando técnicas de mapeamento cognitivo com o método Analytic Hierarchy Process (AHP), a presente dissertação tem como principal objectivo a construção de um sistema de informação multicritério que apoie o cálculo de índices de celeridade de venda no mercado imobiliário residencial. De acordo com as dinâmicas da procura e da oferta, tal objetivo resulta da necessidade dos profissionais da área mensurarem e incorporarem a influência do tempo na venda de um imóvel, em função das características tangíveis ou intangíveis desse mesmo imóvel, tornando-se útil para orientar a estratégia de negócio, dinamizar as operações e, naturalmente, contribuir para uma maior capacidade de planeamento e um maior desenvolvimento deste mercado. As implicações práticas do modelo desenvolvido serão igualmente objeto de análise e discussão.
Description
Dissertação, Mestrado, Sistemas de Informação de Gestão, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2013
Keywords
Apoio à decisão Avaliação multicritério Mercado imobiliário de habitação Time-on-the-market Sistemas de gestão da informação