Repository logo
 

Mestrado em Sistemas de Informação

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 2 of 2
  • Construção de índices de celeridade de venda no mercado imobiliário português:uma proposta metodológica com recurso à priorização de determinantes
    Publication . Martins, Vanda Cristina da Silva; Ferreira, Fernando Alberto Freitas
    O mercado imobiliário de habitação assume crucial relevo no desenvolvimento socioeconómico de um país. Vários têm sido os estudos desenvolvidos neste dommínio, visando a comprrensão da influência da variável tempo na comercialização de um imóvel. Na prática, esta variável (i.e. tempo de comercialização) é influenciada e/ou explicada por diversos fatores/determinantes, muitas vezes interpretados e aplicados de forma ambígua e pouco transparente pelos atuais modelos de avaliação. Baseada nos princípios que norteiam a análise multicritério de apoio à tomada de decisão e, em particular, combinando técnicas de mapeamento cognitivo com o método Analytic Hierarchy Process (AHP), a presente dissertação tem como principal objectivo a construção de um sistema de informação multicritério que apoie o cálculo de índices de celeridade de venda no mercado imobiliário residencial. De acordo com as dinâmicas da procura e da oferta, tal objetivo resulta da necessidade dos profissionais da área mensurarem e incorporarem a influência do tempo na venda de um imóvel, em função das características tangíveis ou intangíveis desse mesmo imóvel, tornando-se útil para orientar a estratégia de negócio, dinamizar as operações e, naturalmente, contribuir para uma maior capacidade de planeamento e um maior desenvolvimento deste mercado. As implicações práticas do modelo desenvolvido serão igualmente objeto de análise e discussão.
  • Proposta de um sistema de informação multicritério de apoio à análise de referenciais de formação pedagógica contínua
    Publication . Filipe, Marlene do Nascimento Marques; Ferreira, Fernando Alberto Freitas
    Os sistemas de informação para análise de referenciais de formação pedagógica contínua surgiram com o intuito não só de melhorar o nível de ensino mas, também, de incentivar os professores a não descurar o seu desenvolvimento pedagógico. A implementação destes sistemas tem vindo a ser interpretada de diferentes formas, dependendo da direção da escola e/ou da pessoa responsável pela análise, tornando o processo demasiado ambíguo e pouco objetivo, o que limita o cumprimento dos princípios de transparência, equidade e justiça na avaliação da performance dos respetivos docentes. Neste contexto, o principal objetivo desta dissertação centra-se na criação de um sistema de informação multicritério de apoio à análise de referenciais de formação pedagógica contínua que, combinando técnicas de mapeamento cognitivo com a abordagem Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH), permita tornar os processos de avaliação pedagógica de professores mais transparentes e justos. Alguns dos resultados da aplicação do modelo serão igualmente objeto de análise e discussão.