Repository logo
 
Publication

A articulação interdisciplinar das Artes Performativas com as restantes áreas do currículo do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorBrito, Clara
dc.contributor.advisorXavier, Maria Inês
dc.contributor.authorDuarte, Ana Margarida Vasco
dc.date.accessioned2024-07-28T21:26:03Z
dc.date.available2024-07-28T21:26:03Z
dc.date.issued2024-06-05
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO Relatório de Estágio foi realizado para a obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Está organizado em duas partes: Práticas de Ensino Supervisionadas, caracterizando e refletindo sobre as práticas e intervenções nos diversos contextos de estágio e, ainda, a Componente Investigativa, efetuada através de um estudo de caso qualitativo sobre a articulação das Artes Performativas com o restante currículo de modo Interdisciplinar. Ao longo do estudo foram analisados diversos dados, recolhidos ao longo das PES, tais como, Diário de Bordo dos diferentes contextos, Grelhas de Observação Direta das dinâmicas de intervenção, Grelhas de Observação Direta das semanas de observação da prática docente, e por fim, um Questionário aplicado aos docentes cooperantes e partilhados com os colegas das instituições/escolas nas quais se elaborou o estágio. O presente estudo contribuiu para a compreensão e constatação das vantagens da articulação das Artes Performativas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe Internship Report was conducted as a requirement for the attainment of a master's degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The report is structured into two main sections: Supervised Teaching Practices, which delineates and reflects upon the practices and interventions in diverse internship contexts, and the Research Component, comprising a qualitative case study on the integration of Performing Arts with the broader curriculum in an interdisciplinary manner. The study involved the analysis and collection of various data sources throughout the PES period, including the Logbook detailing the experiences in different contexts, Direct Observation Grids capturing intervention dynamics, Direct Observation Grids covering weeks of observation during teaching practice, and a Questionnaire administered to cooperating teachers, shared with colleagues from the institutions/schools hosting the internship. This research has contributed to comprehending and valuing the merits of incorporating Performing Arts for the development and learning of both children and students.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203661621
dc.identifier.tid203661621
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4914
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectartes performativaspt_PT
dc.subjectinterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectaprendizagempt_PT
dc.subjectmúsicapt_PT
dc.subjectdançapt_PT
dc.subjectexpressão dramática / teatropt_PT
dc.subjectperforming artspt_PT
dc.subjectinterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.subjectmusicpt_PT
dc.subjectdancept_PT
dc.subjectdramatic expression / theatrept_PT
dc.titleA articulação interdisciplinar das Artes Performativas com as restantes áreas do currículo do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_MEPE1CEB_Ana Margarida Vasco Duarte.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: