Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A articulação interdisciplinar das Artes Performativas com as restantes áreas do currículo do ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O Relatório de Estágio foi realizado para a obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Está organizado em duas partes: Práticas de Ensino Supervisionadas, caracterizando e refletindo sobre as práticas e intervenções nos diversos contextos de estágio e, ainda, a Componente Investigativa, efetuada através de um estudo de caso qualitativo sobre a articulação das Artes Performativas com o restante currículo de modo Interdisciplinar. Ao longo do estudo foram analisados diversos dados, recolhidos ao longo das PES, tais como, Diário de Bordo dos diferentes contextos, Grelhas de Observação Direta das dinâmicas de intervenção, Grelhas de Observação Direta das semanas de observação da prática docente, e por fim, um Questionário aplicado aos docentes cooperantes e partilhados com os colegas das instituições/escolas nas quais se elaborou o estágio. O presente estudo contribuiu para a compreensão e constatação das vantagens da articulação das Artes Performativas para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e alunos.
The Internship Report was conducted as a requirement for the attainment of a master's degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. The report is structured into two main sections: Supervised Teaching Practices, which delineates and reflects upon the practices and interventions in diverse internship contexts, and the Research Component, comprising a qualitative case study on the integration of Performing Arts with the broader curriculum in an interdisciplinary manner. The study involved the analysis and collection of various data sources throughout the PES period, including the Logbook detailing the experiences in different contexts, Direct Observation Grids capturing intervention dynamics, Direct Observation Grids covering weeks of observation during teaching practice, and a Questionnaire administered to cooperating teachers, shared with colleagues from the institutions/schools hosting the internship. This research has contributed to comprehending and valuing the merits of incorporating Performing Arts for the development and learning of both children and students.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

artes performativas interdisciplinaridade aprendizagem música dança expressão dramática / teatro performing arts interdisciplinarity learning music dance dramatic expression / theatre

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue