Repository logo
 
Publication

Ensinar e aprender através das inteligências múltiplas (IM): estudo de investigação-ação numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorAnastácio, Inês
dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.date.accessioned2021-02-21T19:11:21Z
dc.date.available2021-02-21T19:11:21Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO estudo assenta na caraterização da metodologia multimodal -Teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner (1983) -, e tem como objetivo compreender o seu contributo para a promoção de aprendizagens significativas e diferenciadas segundo as caraterísticas dos alunos. O estudo foi conduzido segundo uma metodologia de investigação-ação, tendo sido implementado numa turma do 3.º ano de escolaridade (24 alunos), tendo o seu design incluído quatro fases: (i) análise da Teoria das IM; (ii) planificação de tarefas e materiais; (iii) dinamização; (iv) avaliação do projeto (através de observação participante e análise documental). Os resultados suportam o contributo da Teoria das IM na construção de uma prática pedagógica diferenciada, na qual as potencialidades dos alunos são colocadas em primeiro plano, promovendo, assim, uma aprendizagem motivante, significativa e contextualizada. As tarefas propostas potenciaram a interação entre alunos e uma exploração mais autónoma. A seleção dos materiais possibilitou a mobilização de diferentes inteligências, tendo sido cumpridos os objetivos previamente definidos.pt_PT
dc.description.abstractThe study is based on the description of the multimodal methodology - Multiple Intelligence Theory (MI) by Howard Gardner (1983) -, and the main goal is to comprehend its contribution to the promotion of significant and contextualized learning according to the students’ needs. The study was conducted according to an action-research methodology, and was implemented in a third grade class (24 students), whose design consists of four phases: (i) analysis of the MI Theory; (ii) activity and didactic material planning; (iii) promotion; (iv) evaluation of the project (participant observation and documentary analysis). The results support the MI Theory contribution towards the development of a differentiated pedagogical practice in which the student’ potentialities are put in the foreground, promoting a motivating, significant and contextualized learning. The proposed activities boosted student interaction and more autonomous exploration. The selection of materials made possible the mobilization of different intelligences, having fulfilled the defined goals.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnastacio, I. & Seixas, S. (2020). Ensinar e aprender através das inteligências múltiplas (IM): Estudo de investigação-ação numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Edição Temática: Ciências Sociais e Humanas. Revista da UIIPS, 8 (2), 4-21.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20660pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3376
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém - UI_IPSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/20660/15444pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectinteligências múltiplaspt_PT
dc.subjectmetodologia multimodalpt_PT
dc.subjectaprendizagem significativapt_PT
dc.subject1º Ciclopt_PT
dc.subject1 st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectmeaningful learningpt_PT
dc.titleEnsinar e aprender através das inteligências múltiplas (IM): estudo de investigação-ação numa turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.title.alternativeTeach and learn through Multiple Intelligences (MI): an action-research study in a third-grade class of the 1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage21pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage4pt_PT
oaire.citation.titleRevista da UIIPSpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2020 Anastacio & Seixas Artigo Rev.UiIPS.pdf
Size:
517.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format