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Abstract(s)
Com o objetivo de aportar novos dados sobre o ensino do darwinismo no sistema liceal português, este trabalho apresenta a análise da transposição didática dessa teoria da origem das espécies para os principais manuais escolares de Zoologia, do ensino liceal, publicados entre 1887 e 1907. Este estudo socorreu-se de uma metodologia qualitativa, centrada na análise comparativa da transposição dos mecanismos de evolução darwinista expostos no livro On the Origin of Species para o discurso textual dos manuais. Os mecanismos de evolução darwinista considerados foram: a) adaptação; b) variabilidade; c) correlações de crescimento; d) hereditariedade; e) seleção natural e concorrência vital; f) seleção sexual e g) isolamento geográfico. Os resultados mostraram que os mecanismos do evolucionismo darwinista foram expostos pelos autores dos manuais com um desenvolvimento crescente, em número e complexidade, aquando da apresentação das diferentes perspetivas sobre a origem das espécies, evidenciando a influência da corrente positivista.
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Keywords
Darwinismo manuais escolares mecanismos de evolução transposição didática Zoologia Darwin
Citation
Cavadas, B. (2011). A transposição didáctica dos mecanismos de evolução darwinista para os manuais escolares portugueses de zoologia (1887-1097). In J. M. Hernández Díaz (coord.). Influencias Inglesas en la Educación Española e Iberoamericana (1810-2010) (pp. 597-613). Salamanca: Hergar Ediciones Antema Y Alexia Cachazo Vasallo.
Publisher
Hergar Ediciones Antema Y Alexia Cachazo Vasallo