Repository logo
 
Publication

A experiência de um curso de literatura universal no ensino médio

dc.contributor.authorPüschel, Raul
dc.contributor.authorCorvacho, Suely
dc.contributor.authorSouto, Carla
dc.date.accessioned2011-08-25T13:01:11Z
dc.date.available2011-08-25T13:01:11Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO artigo discute a concepção do curso “Literatura Universal dos Últimos Trezentos Anos”, ministrado entre 2005 e 2009 para alunos do ensino médio do então CEFET-SP, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serviram como concepções metodológicas, inicialmente, certos postulados teóricos de Satre e Merleau-Ponty, que foram articulados à experiência prática e à fundamentação teórica dos autores deste artigo, bem como às ideias e concepções de ensaísticas de diversas matrizes, em alguns pontos até aparentemente antagônicas, mas que produziram práticas dialógicas inesperadamente novas, fundadoras e relevantes, como as dos diálogos que se estabeleceram entre as obras de Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia e Ítalo Calvino. O curso, em razão de sua abertura, possibilitou na prática a ampliação de repertório e de bagagem cultural, a incorporação estilística e de procedimentos redacionais criativos de alunos com produção textual e/ou analítica promissora, a produção de intertextualidades e a discussão do cânone sob várias perspectivas. - This article discusses the course “Universal Literature of the Last Three Hundred Years” concept, ministered between 2005 and 2009 to students of High School, the then CEFET–SP currently Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serving initially as methodological concepts, certain theoretical postulates of Satre and Merleau-Ponty that were articulated to practical experience and theoretical reasons by the authors of this article as well as the ideas and essayistic concepts from various patterns, in some points even apparently antagonistic but unexpectedly produced new founding and relevant dialogical practices such as the dialogues that were established amongst the works of Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia and Ítalo Calvino. The course due to its opening made it possible in practice, to expand repertoire, cultural knowledge, stylistic incorporation and creative writing procedures of students with textual production and/or promising analytical production of intertextualities and the discussion of canon under several perspectives.por
dc.identifier.citationPüschel,R., Corvacho,S. & Souto,C. (2011). A experiência de um curso de literatura universal no ensino médio. Revista Interacções,19(7),187-199por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/535
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S11%20-%20Puschel%2C%20Corvacho%20&%20Souto.pdfpor
dc.subjectEnsino de Literaturapor
dc.subjectAmpliação de Repertóriopor
dc.subjectIncorporação Estilísticapor
dc.titleA experiência de um curso de literatura universal no ensino médiopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage199p.por
oaire.citation.startPage187p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S11 - Puschel, Corvacho & Souto.pdf
Size:
210.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: