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Formação docente e habilidades sociais: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do IFB

dc.contributor.advisorGalinha, Sónia
dc.contributor.advisorGontijo, Simone Braz Ferreira
dc.contributor.authorChaves, Nádia Mangabeira
dc.date.accessioned2017-08-09T14:38:54Z
dc.date.available2017-08-09T14:38:54Z
dc.date.issued2017-06-20
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária investiga as habilidades sociais (HS) inerentes à atuação profissional do professor na formação docente ofertada no curso de Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) e como essa formação contribui para o desenvolvimento de HS. O público-alvo foi composto por amostra de estudantes do referido curso de licenciatura que ingressaram no ensino superior pelo SiSU. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas para o acesso às percepções dos estudantes em relação às habilidades sociais necessárias ao trabalho docente; aplicação de Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) para o levantamento do repertório de habilidades sociais dos participantes deste estudo e análise documental do PPC com o objetivo de compreender a organização curricular do curso e avaliar sua proposta diante da formação de habilidades sociais específicas ao trabalho docente. Os resultados do IHS-Del-Prette indicaram necessidade de desenvolvimento de habilidades sociais, especialmente, as habilidades assertivas, de expressão do afeto positivo e de comunicação com o público desconhecido. O resultado das entrevistas indica percepções sobre o trabalho do professor que incluem habilidades técnicas, comunicativas, empáticas, tecnológicas, relacionais. E os resultados da análise do PPC indicaram uma proposta de formação do professor direcionada ao desenvolvimento de habilidades e competências em que não estão explicitadas a formação em HS. Diante do hiato entre as percepções dos estudantes e das HS desenvolvidas pelo curso foram propostas ações e intervenções potencializadoras do desenvolvimento de HS em estudantes considerando as especificidades do papel social do professor e da formação numa perspectiva global, tais como atividades interativas que abordem direitos humanos básicos relativos ao contexto de HS; inclusão de HS como parte da formação ética e política; articulação para participação dos futuros docentes em múltiplos espaços comunitáriospt_PT
dc.description.abstractThe current Master's Thesis in Social Education and Community Intervention investigates the Social Skills (SS) inherent to the professional performance of the teacher in the teacher training offered in the course of Letters / Spanish of the Federal Institute of Brasília (IFB) and how this formation contributes to the development of SS. The target-public of this study consisted of a sample of undergraduate students enrolled in higher education by SiSU. The qualitative research used semi-structured interviews to access students' perceptions related to the social skills required for teaching work; Application of Social Skills Inventory (SSI-Del-Prette) for the survey of the social skills repertoire of the participants of this study and documentary analysis of the Pedagogical Project (PPC) in order to understand the curricular organization of the course and evaluating its proposal before the formation of specific social skills to the teaching work. The results of the SSI-Del-Prette have shown the need to develop social skills, especially assertive skills, expressing positive affect and communicating with the unknown public. The results of the interviews indicate perceptions about the work of the teacher that include technical, communicative, empathic, technological, relational skills. And the results of the PPC analysis pointed to a proposal for training of teachers aimed at developing skills and competences in which SS training is not explicit. In the face of the gap between the students’ perceptions and the SS developed by the course, actions and interventions were proposed in order to optimize the development of SS in students considering the specificities of the teacher's social role and the training in a global perspective, such as interactive activities that addresses basic human rights concerning the context of SS; inclusion of SS as part of ethical and political formation; articulation for the participation of future teachers in multiple community spaces.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201724987
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1808
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjecthabilidades sociaispt_PT
dc.subjectformação docentept_PT
dc.subjectlicenciaturapt_PT
dc.subjectsocial skillspt_PT
dc.subjectteacher trainingpt_PT
dc.subjectlicentiate (undergraduate course)pt_PT
dc.titleFormação docente e habilidades sociais: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do IFBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Social e Intervenção Comunitária

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