Repository logo
 
Publication

A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEB

dc.contributor.advisorNovo, Cristina
dc.contributor.authorAmorim, Carolina Sereno
dc.date.accessioned2023-11-26T22:42:37Z
dc.date.available2023-11-26T22:42:37Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório é o reflexo de um percurso realizado ao longo dos 2 anos do Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Este tem como objetivo perceber de que forma as Tecnologias da Informação e Comunicação estão, atualmente, inseridas no currículo do 1ºCEB, e se esta sua, ou não, inserção traz benefícios às aprendizagens e construção de conhecimentos por parte dos alunos, sendo que a componente investigativa se focará apenas na área do português. O tema da componente investigativa deste relatório é importante e atual, devido ao enorme desenvolvimento tecnológico que se observou nos últimos anos, surgindo uma grande variedade de recursos, muito úteis no contexto escolar para a aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo, a ligação com o poder de comunicação, da literacia e da informação que o domínio da língua materna confere a cada cidadão. O estudo encontra-se organizado em duas partes distintas, a primeira que apresenta e resume a componente da prática profissional, retratando os quatro estágios realizados ao longo do mestrado, cada um num contexto diferente (Creche, Jardim de Infância, 1º ano e 3º ano), e a segunda parte diz respeito à componente investigativa, que começa por apresentar a parte teórica, onde é abordado o conceito das TIC e os seus benefícios, e também fala sobre o currículo do 1ºCEB, focando-se no currículo da disciplina do português e nas orientações curriculares para as TIC. Ainda nesta segunda parte são apresentados os resultados obtidos através da aplicação dos questionários e das entrevistas, tal como a sua análise, e as conclusões do estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis report is the reflection of a journey carried out over 2 years of the Master’s in pre-school education and teaching oh the 1st cycle of basic education. This aims to understand how Information and Communication Technologies are currently inserted in the curriculum of the 1st cycle of basic education, and whether or not, this insertion brings benefits to the learning and construction of knowledge on the part of students, and the component investigative will focus on only in the Portuguese area. The theme of the investigative component of this report is important and current, due to the enormous technological development that has been observed in recent years, with the emergence of a wide variety of resources, very useful in the school context for student learning and, at the same time, the connection with the power of communication, literacy and information that mastering the mother tongue confers on each citizen. The study is organized into two distinct parts, the first of which presents and summarizes the component of professional practice, portraying the four internships carried out throughout the master’s degree, each in a different context (Nursery, Kindergarten, 1st year and 3rd year), and the second part concerns the investigative component , which begins by presenting a theoretical part, where the concept of ICT and its benefits is addressed, and also talks about the curriculum of the 1st cycle of basic education, focusing on the curriculum of the subject of Portuguese and ICT.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other203388305
dc.identifier.tid203388305
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4581
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecttecnologias da informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectcurrículo do 1ºCEBpt_PT
dc.subjectportuguêspt_PT
dc.subjectcompetênciaspt_PT
dc.subjectaprendizagenspt_PT
dc.subjectinformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectcurriculum of the 1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectportuguesept_PT
dc.subjectskillspt_PT
dc.subjectlearningpt_PT
dc.titleA aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio_MEPE1CEB_Carolina Amorim.pdf
Size:
2.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: