Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-27"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem de conteúdos de português potenciada pelo uso das TIC no 1ºCEBPublication . Amorim, Carolina Sereno; Novo, CristinaEste relatório é o reflexo de um percurso realizado ao longo dos 2 anos do Mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Este tem como objetivo perceber de que forma as Tecnologias da Informação e Comunicação estão, atualmente, inseridas no currículo do 1ºCEB, e se esta sua, ou não, inserção traz benefícios às aprendizagens e construção de conhecimentos por parte dos alunos, sendo que a componente investigativa se focará apenas na área do português. O tema da componente investigativa deste relatório é importante e atual, devido ao enorme desenvolvimento tecnológico que se observou nos últimos anos, surgindo uma grande variedade de recursos, muito úteis no contexto escolar para a aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo, a ligação com o poder de comunicação, da literacia e da informação que o domínio da língua materna confere a cada cidadão. O estudo encontra-se organizado em duas partes distintas, a primeira que apresenta e resume a componente da prática profissional, retratando os quatro estágios realizados ao longo do mestrado, cada um num contexto diferente (Creche, Jardim de Infância, 1º ano e 3º ano), e a segunda parte diz respeito à componente investigativa, que começa por apresentar a parte teórica, onde é abordado o conceito das TIC e os seus benefícios, e também fala sobre o currículo do 1ºCEB, focando-se no currículo da disciplina do português e nas orientações curriculares para as TIC. Ainda nesta segunda parte são apresentados os resultados obtidos através da aplicação dos questionários e das entrevistas, tal como a sua análise, e as conclusões do estudo.
- A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Almeida, Mariana Nunes; Piscalho, IsabelO presente relatório síntese foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, que caracteriza e reflete as experências e aprendizagens adquiridas nos vários contextos da prática profissional. Na segunda apresenta-se um exercício investigativo focado na autorregulação da aprendizagem das crianças em contexto de educação pré-escolar e 1.º CEB. Trata-se de um estudo de misto, pois combina métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e de natureza exploratória, cujos instrumentos de recolha de dados foram entrevistas semidiretivas a 4 educadoras de infância, 2 professores e inquérito por questionário a 100 encarregados de educação. Os resultados indicam a importância das competências autorregulatórias da aprendizagem na infância e apontam diversas estratégias para sua a promoção por parte dos educadores de infância e professores, tais como, a metodologia de projeto ou fichas de verificação. Os encarregados de educação apresentam como formas de promoção de autorregulação, o incentivo à participação das crianças na realização de tarefas domésticas, na higiene pessoal e no uso de planos de estudo.