Repository logo
 
Publication

O sentido da pedagogia diferenciada no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorCardona, Maria João
dc.contributor.authorMartins, Cláudia Sofia Silva
dc.date.accessioned2018-01-11T21:55:54Z
dc.date.available2018-01-11T21:55:54Z
dc.date.issued2016-09-21
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio integra e reflete experiências e vivências resultantes de um percurso de aprendizagens efetuadas no decorrer dos estágios decorridos na Prática de Ensino Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico no decorrer de quatro semestres. Numa primeira parte é apresentada a contextualização dos estágios e a reflexão do desenvolvimento pessoal e investigativo. De seguida é feita uma contextualização teórica do percurso investigativo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre pedagogia diferenciada e sobre o modo como os docentes do 1º e 2º ciclo do ensino básico a concretizam na sua prática pedagógica. Recorrendo a um processo de entrevistas a docentes de ambos os ciclos de modo a verificar o que os mesmos entendem por pedagogia diferenciada e como procedem na aplicação da mesma no decorrer das suas aulas. Por último, uma análise reflexiva de todo o trabalho, onde se pretende refletir sobre as respostas dos docentes fazendo-o uma análise comparativa com estudos realizados sobre o tema.pt_PT
dc.description.abstractThis Training Report integrates and reflects the experiences and the living of a learning journey that resulted from the internships held in terms of Supervised Teaching Practice in 1st and 2nd Cycles of Basic Education which occurred over four semesters. In the first part, it is expressed a contextualisation of the internships, a presentation and a reflection of personal and investigative development. After that, a theoretical context of investigative route will be made, in order to increase knowledge of differentiated learning and on how teachers of both levels of education apply it in their teaching practice. Using a process of interviews with teachers from both cycles to see what they mean by differentiated learning and how to proceed in applying it in the course of their classes. Finally, there’s a reflective analysis of all the work, which aims to reflect on the responses of teachers making it a comparative analysis with studies on the subject.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1998
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectpedagogia diferenciadapt_PT
dc.subjectprática pedagógicapt_PT
dc.subject1º ciclo ensino básicopt_PT
dc.subject2º ciclo ensino básicopt_PT
dc.subjectdifferentiated learningpt_PT
dc.subjectteaching practicept_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.titleO sentido da pedagogia diferenciada no 1.º e 2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.titleRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto Final - Cláudia S Martins.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: