Repository logo
 
Publication

Educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolar

dc.contributor.advisorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorSilva, Carolina Jorge Amaral Ribeiro da
dc.date.accessioned2018-04-01T21:58:01Z
dc.date.available2018-04-01T21:58:01Z
dc.date.issued2018-03-20
dc.descriptionRelatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractA educação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolar. O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Santarém, sendo composto por duas partes. A primeira parte contempla uma análise/reflexão do percurso realizado nas práticas de ensino supervisionadas em 1.º e 2.º CEB. Na segunda parte, apresenta-se a componente investigativa. A investigação sobre a própria prática profissional teve como objetivo compreender de que forma as iniciativas de ativismo (ambiental) podem contribuir para a cidadania ativa e a promoção de valores ambientais de alunos do 1.º e do 2.º CEB. O estudo envolveu 56 alunos (dos dois níveis de escolaridade). Os dados obtidos através de questionários, notas de campo e análise documental permitiram verificar o desenvolvimento de competências nos alunos e a sua capacitação para assumir um papel ativo e interventivo na comunidade escolar.pt_PT
dc.description.abstractScience education for citizenship: practices of activism in school context. This internship report comes from the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of Escola Superior de Santarém and it consists in two parts. On one hand, the first part, takes into account the analysis/reflection of the supervised teaching practices in first and second cycles of basic education. On the other hand, the second part, takes into account the research activity. The research on the professional part itself aimed to understand how activism initiatives (environmental) can contribute to active citizenship and also the promotion of environmental values of the first and second cycles of students in basic education. The study included fifty-six students (both levels of education). The information obtained through questionnaires, field notes and documentary analysis allowed to verify the development of competences in students and their capacity to take na active and intervening role in school community.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201890062
dc.identifier.tid201890062
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2170
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectciênciaspt_PT
dc.subjectativismopt_PT
dc.subjectcidadaniapt_PT
dc.subjectinvestigação sobre a prática profissionalpt_PT
dc.subjectproblemas ambientaispt_PT
dc.subjectsciencespt_PT
dc.subjectactivismpt_PT
dc.subjectcitizenshippt_PT
dc.subjectresearch on professional practicept_PT
dc.subjectenvironmental problemspt_PT
dc.titleEducação em ciências para a cidadania: práticas de ativismo em contexto escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final Mestrado- Carolina Amaral.pdf
Size:
4.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: