Publication
Escolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativos
dc.contributor.author | Fernandes, Sandra | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Teresa | |
dc.contributor.author | Silveira, Margarida | |
dc.contributor.author | Uva, Marta | |
dc.contributor.author | Marques, Hugo | |
dc.contributor.author | Coelho, La Salete | |
dc.contributor.author | Raposo, Albertina | |
dc.contributor.author | Piedade, Ana | |
dc.contributor.author | André, Céu | |
dc.contributor.author | Teixeira, Leonor | |
dc.contributor.author | Fernandes, José Pedro | |
dc.contributor.author | Colaço, Susana | |
dc.date.accessioned | 2021-03-27T17:36:43Z | |
dc.date.available | 2021-03-27T17:36:43Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Num mundo em tão rápida mudança e cada vez mais complexo e global, o sistema educativo deve permitir conhecer, compreender, refletir e agir/interagir de forma interdisciplinar/transdisciplinar resultando daqui visões mais ricas e diversas sobre os conceitos, práticas mais tolerantes porque melhor compreendidas e eventualmente, contributos para a promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas com vista a um desenvolvimento sustentável. À luz da Educação para o desenvolvimento, aspetos como a) A promoção de pensamento crítico e eticamente comprometido; b) A promoção constante da desconstrução de estereótipos e da defesa da não discriminação; c) A promoção de processos de aprendizagem participativos, colaborativos e horizontais, direcionados para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilização na aprendizagem e na ação; ou ainda d) A promoção de aprendizagens que interliguem, de forma complexa e não linear, diferentes saberes e níveis de análise (locais, transnacionais e globais; individuais e coletivos) e que promovam abordagens interculturais, fazem parte dos caminhos de aprendizagem que a Escola deve facilitar. É neste enquadramento que a colaboração entre instituições do ensino superior e organizações da sociedade civil pode assumir um papel importante no percurso de promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas. O percurso que foi sendo feito por quatro entidades – três Escolas Superiores de Educação e uma Organização da Sociedade Civil – procura ser uma dessas experiências de colaboração com vista a contribuir para novos paradigmas educativos. Este artigo tem por objetivos a) identificar caminhos que possam ajudar a ultrapassar algumas barreiras a partir de algumas práticas desenvolvidas nos Institutos Politécnicos de Beja, Santarém e Viana do Castelo no âmbito do Projeto Escolas Transformadoras; e b) refletir sobre o modo como o trabalho colaborativo pode contribuir para aumentar as oportunidades de construção de conhecimento. Indicamos a metodologia de trabalho usada e apresentamos os resultados das diferentes atividades desenvolvidas. Os exemplos apresentados evidenciam o quanto ainda falta caminhar para uma cultura de pensamento crítico verdadeiramente instalada e reforçam a ideia de que as redes de trabalho colaborativo promovem de forma significativa a construção de conhecimento, as competências adquiridas e a possibilidade de desenvolver ações concretas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fernandes, S; Gonçalves, T; Silveira, M; Uva, M; Marques, H; Coelho, L; Raposo, A; Piedade, A; André, C; Teixeira, L; Fernandes, P & Colaço, S (2020). Escolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativos. V Encontro Internacional de formação na Docência (INCTE). | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-277-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/3432 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10198/19995 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | escolas transformadoras | pt_PT |
dc.subject | práticas educativas colborativas | pt_PT |
dc.subject | pensamento crítico | pt_PT |
dc.title | Escolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativos | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 276 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 276 | pt_PT |
oaire.citation.title | V Encontro Internacional de formação na Docência - INCTE2020 | pt_PT |
person.familyName | Uva | |
person.familyName | Colaço | |
person.givenName | Marta | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier.ciencia-id | A210-D4F6-B9D5 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C1B-ABB4-13B2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0405-077X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1542-6314 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 552195fb-6ea9-4d2e-ac48-3e6d26647c09 | |
relation.isAuthorOfPublication | 11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 552195fb-6ea9-4d2e-ac48-3e6d26647c09 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1