Repository logo
 
Publication

Escolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativos

dc.contributor.authorFernandes, Sandra
dc.contributor.authorGonçalves, Teresa
dc.contributor.authorSilveira, Margarida
dc.contributor.authorUva, Marta
dc.contributor.authorMarques, Hugo
dc.contributor.authorCoelho, La Salete
dc.contributor.authorRaposo, Albertina
dc.contributor.authorPiedade, Ana
dc.contributor.authorAndré, Céu
dc.contributor.authorTeixeira, Leonor
dc.contributor.authorFernandes, José Pedro
dc.contributor.authorColaço, Susana
dc.date.accessioned2021-03-27T17:36:43Z
dc.date.available2021-03-27T17:36:43Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNum mundo em tão rápida mudança e cada vez mais complexo e global, o sistema educativo deve permitir conhecer, compreender, refletir e agir/interagir de forma interdisciplinar/transdisciplinar resultando daqui visões mais ricas e diversas sobre os conceitos, práticas mais tolerantes porque melhor compreendidas e eventualmente, contributos para a promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas com vista a um desenvolvimento sustentável. À luz da Educação para o desenvolvimento, aspetos como a) A promoção de pensamento crítico e eticamente comprometido; b) A promoção constante da desconstrução de estereótipos e da defesa da não discriminação; c) A promoção de processos de aprendizagem participativos, colaborativos e horizontais, direcionados para o desenvolvimento da autonomia e da responsabilização na aprendizagem e na ação; ou ainda d) A promoção de aprendizagens que interliguem, de forma complexa e não linear, diferentes saberes e níveis de análise (locais, transnacionais e globais; individuais e coletivos) e que promovam abordagens interculturais, fazem parte dos caminhos de aprendizagem que a Escola deve facilitar. É neste enquadramento que a colaboração entre instituições do ensino superior e organizações da sociedade civil pode assumir um papel importante no percurso de promoção de sociedades mais pacíficas e inclusivas. O percurso que foi sendo feito por quatro entidades – três Escolas Superiores de Educação e uma Organização da Sociedade Civil – procura ser uma dessas experiências de colaboração com vista a contribuir para novos paradigmas educativos. Este artigo tem por objetivos a) identificar caminhos que possam ajudar a ultrapassar algumas barreiras a partir de algumas práticas desenvolvidas nos Institutos Politécnicos de Beja, Santarém e Viana do Castelo no âmbito do Projeto Escolas Transformadoras; e b) refletir sobre o modo como o trabalho colaborativo pode contribuir para aumentar as oportunidades de construção de conhecimento. Indicamos a metodologia de trabalho usada e apresentamos os resultados das diferentes atividades desenvolvidas. Os exemplos apresentados evidenciam o quanto ainda falta caminhar para uma cultura de pensamento crítico verdadeiramente instalada e reforçam a ideia de que as redes de trabalho colaborativo promovem de forma significativa a construção de conhecimento, as competências adquiridas e a possibilidade de desenvolver ações concretas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes, S; Gonçalves, T; Silveira, M; Uva, M; Marques, H; Coelho, L; Raposo, A; Piedade, A; André, C; Teixeira, L; Fernandes, P & Colaço, S (2020). Escolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativos. V Encontro Internacional de formação na Docência (INCTE).pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-277-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3432
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/19995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjecttrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectescolas transformadoraspt_PT
dc.subjectpráticas educativas colborativaspt_PT
dc.subjectpensamento críticopt_PT
dc.titleEscolas transformadoras: uma experiência de colaboração como contributo para novos paradigmas educativospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage276pt_PT
oaire.citation.startPage276pt_PT
oaire.citation.titleV Encontro Internacional de formação na Docência - INCTE2020pt_PT
person.familyNameUva
person.familyNameColaço
person.givenNameMarta
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-idA210-D4F6-B9D5
person.identifier.ciencia-id2C1B-ABB4-13B2
person.identifier.orcid0000-0003-0405-077X
person.identifier.orcid0000-0003-1542-6314
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication552195fb-6ea9-4d2e-ac48-3e6d26647c09
relation.isAuthorOfPublication11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery552195fb-6ea9-4d2e-ac48-3e6d26647c09

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
incte2020_resumos-306.pdf
Size:
59.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format