Repository logo
 
Publication

Narrativas para Crianças e Promoção da Criatividade

dc.contributor.advisorRodrigues, Patrícia
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Rita da Silva Pereira
dc.date.accessioned2019-08-21T15:16:48Z
dc.date.available2019-08-21T15:16:48Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório reflete todos os contextos da minha prática pedagógica, em Creche, em Jardim de Infância e em 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O tema da investigação surgiu da necessidade de responder à questão ―Que papel ou papéis desempenha(m) o contacto com histórias para crianças no desenvolvimento da criatividade em crianças que frequentam o pré-escolar e o 1ºciclo do Ensino Básico?‖ O presente estudo teve como objetivo verificar o desenvolvimento da criatividade em crianças através do contacto com histórias. A amostra foi constituída por 32 alunos dos 2 aos 10 anos, provenientes de escolas do concelho de Santarém. O instrumento metodológico utilizado foi o Teste de Pensamento Criativo de Torrance: expressão figurada, proposto por Ellis Paul Torrance (1966).pt_PT
dc.description.abstractThis report reflects all the contexts of my pedagogical practice, in Crèche, Kindergarten, and 1st Cycle of Primary Education, within the scope of the Master of Arts‘ Degree in Pre-school Education and Teaching of the First Cycle of Primary Education. The focus of the research arises from the need to examine the role(s) the contact with stories play regarding the development of creativity of children attending Pre-school and the 1st cycle of Primary Education. This study aimed to examine the development of creativity in children through their contact with stories. The sample consisted of 32 students, aged 2 to 10, from schools in the municipality of Santarém. The methodological tool was the Torrance Creative Thinking Test: figurative expression, proposed by Ellis Paul Torrance (1966).pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202273989
dc.identifier.tid202273989
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2680
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectpré-Escolarpt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectTTCT - Torrance Teste de Pensamento Criativopt_PT
dc.subjectcriatividadept_PT
dc.subjecthistóriaspt_PT
dc.subjectpre-school educationpt_PT
dc.subjectprimary educationpt_PT
dc.subjectTTCT - Torrance Test of Creative Thinkingpt_PT
dc.subjectcreativitypt_PT
dc.subjectstoriespt_PT
dc.titleNarrativas para Crianças e Promoção da Criatividadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Ana Rita Pinheiro 8 julho 2019.pdf
Size:
2.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: