Repository logo
 
Publication

Formação para formar o leitor jovem do século XXI

dc.contributor.authorMafra, Núbio
dc.contributor.authorRezende, Lucinea
dc.date.accessioned2011-08-18T15:55:52Z
dc.date.available2011-08-18T15:55:52Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractOs autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a linguagem do jovem leitor contemporâneo. - The authors investigate teacher education in relation to reading and midiatic culture beginning with studies conducted at a state university located in Northern Paraná, Brazil, focusing on Language Arts and Education courses. Part of these investigations was expanded taking as reference an equivalent course of teachers training in Basic Education at an university in the region of central part of Portugal. These studies showed that a reading approach was perceived as unsatisfactory by the students and curriculum proposals a long way off from the current demands in language, as well. The theoretical framework is based on the field of Reading and Reader Training, Cultural Studies and Curriculum. In this context, the researchers propose to discuss the teacher education process aiming to provide skills to these professionals Reading in conjunction with the language of contemporary young reader.por
dc.identifier.citationMafra, N. & Rezende, L. (2011). Formação para formar o leitor jovem do século XXI. Revista Interacções,17(7),96-113.por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/503
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/Q6_Mafra.pdfpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCultura midiáticapor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectLetraspor
dc.titleFormação para formar o leitor jovem do século XXIpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage113p.por
oaire.citation.startPage96p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Q6_Mafra.pdf
Size:
258.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: