Repository logo
 
Publication

Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de fitness de localizada

dc.contributor.authorFranco, Susana
dc.contributor.authorRodrigues, José
dc.contributor.authorCastañer i Balcells, Marta
dc.date.accessioned2013-08-08T16:52:52Z
dc.date.available2013-08-08T16:52:52Z
dc.date.issued2008-07
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo realizar uma aplicação piloto do novo instrumento desenvolvido, Sistema de Observação do Comportamento dos Instrutores de Fitness – Aulas de Grupo (SOCIF), pretendendo-se identifi car e descrever quais as tendências comportamentais dos instrutores de fi tness nas aulas de grupo, designadamente de localizada. Materiais e Métodos: Foram observadas sessões de localizada, com conteúdo de treino de resistência muscular. Foi efetuado o registro da duração dos comportamentos, através do instrumento SOCIF. Resultados: Foram encontrados valores excelentes de fi delidade intra-observador. Discussão: Verifi cou-se que: quando confrontados os resultados deste estudo com os de outros estudos, independente do contexto, os dois principais comportamentos dos professores, treinadores ou instrutores são a informação e/ou observação, parecendo que os comportamentos restantes apresentam variações em termos de ocorrência; existem alguns comportamentos que os sujeitos nunca manifestaram; os comportamentos positivos predominam em relação aos negativos; as instrutoras utilizam comportamentos que são importantes como estratégias pedagógicas para reter os alunos à prática de exercício, quais sejam, a Afetividade positiva, avaliação positiva, pressão e conversas com alunos. Os comportamentos evidenciam uma variação na sua ocorrência, de sujeito para sujeito. Os comportamentos parecem mudar a sua ocorrência de acordo com as fases da aula. Os comportamentos aparentam ser infl uenciados pela posição de realização dos exercícios. As instrutoras, durante a aula, passam a maioria do seu tempo a realizar exercício físico.Introduction: The aim of this pilot study is to make an application of the new developed instrument Fitness Instructors’ Behaviour Observation System – Group Classes (SOCIF), and to describe which, in Resistance Training classes, the behaviour instructor’s tendencies are. Materials and Methods:There were observed Resistance Training sessions, in group classes, with the content of resistance strength. We registered the behaviours duration through an observation system of the instructors (SOCIF). Results: It was guaranteed excellent values of reliability intra -observer. Discussion: We have concluded that: When we confronted the results of this study with other studies, independently of the context, the two principal behaviours of the teachers, coaches or instructors are Information and/or observation, and the other behaviours present an variable occurrence; there are some behaviours that are never manifested by the instructors; the positive behaviours prevail in relation to the negatives; the instructors use behaviours that are important as pedagogical strategies to retain the participants to the exercise practice, such as positive affectivity, praise, hustle and conversation with participants. The behaviours seem to vary between instructors; the instructors’ behaviour seems to change their occurrence in agreement with the class’ phases. The instructors’ behaviour seems to be influenced by the position of the exercises. The instructors, during the class, spend most of the time in exercise.por
dc.identifier.citationFranco, S.C.A., Rodrigues J.J.F. e Balcells M.C.(2008). Comportamento pedagógico dos instrutores de aulas de grupo de fitness de localizada. Fitness & Performance Journal, jul-ago;7(4):251-63. doi:10.3900/fpj.7.4.251.ppor
dc.identifier.otherdoi:10.3900/fpj.7.4.251.p
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/839
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherColégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esportepor
dc.relation.publisherversionhttp://www.fpjournal.org.br/pt_quem_somos.phppor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectAptidão físicapor
dc.subjectExercíciopor
dc.subjectBehaviorpor
dc.subjectPhysical Fitnesspor
dc.subjectExercisepor
dc.titleComportamento pedagógico dos instrutores de aulas de fitness de localizadapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro - Brasilpor
oaire.citation.endPage263p.por
oaire.citation.startPage251p.por
oaire.citation.titleFitness & Performance Journalpor
oaire.citation.volumejul-ago;7(4)por
person.familyNameFranco
person.familyNameFernandes Rodrigues
person.givenNameSusana
person.givenNameJosé de Jesus
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?view_op=list_works&hl=pt-PT&user=ie3cmRYAAAAJ
person.identifier.ciencia-id3716-794D-E9E8
person.identifier.ciencia-idC517-5D76-0933
person.identifier.orcid0000-0002-5752-5233
person.identifier.orcid0000-0001-7125-0865
person.identifier.ridN-4455-2013
person.identifier.scopus-author-id55836215700
person.identifier.scopus-author-id55347771500
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationc47225c0-3f0c-4d95-9e7e-5e8852210107
relation.isAuthorOfPublication108fa32b-81ed-42c5-b320-df3c3f5cd4a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc47225c0-3f0c-4d95-9e7e-5e8852210107

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
7 Comportamento Pedagogico Rev 4 2008 Portugues (2).pdf
Size:
92.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: