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Marketing cultural:o estudo da notoriedade sobre os museus portugueses

dc.contributor.authorGaspar, Fernando
dc.contributor.authorLima, Josiane
dc.date.accessioned2020-10-21T11:40:56Z
dc.date.available2020-10-21T11:40:56Z
dc.date.issued2012-03-22
dc.description.abstractOs museus respiram num mercado competitivo, onde naturezas diversas de entretenimento concorrem pela atenção do público. Assim, é mister utilizarem as ferramentas do marketing cultural de forma a criar notoriedade, impulsionar visitas e aumentar receitas. O uso da táctica da comunicação desempenha um papel fundamental na construção da notoriedade. A utilização eficiente dos métodos de marketing depende da capacidade financeira do museu, nomeadamente, das verbas provenientes do organismo de tutela e do empreendedorismo da gestão. Desconhece-se a existência de estudos analíticos realizados sobre a notoriedade dos museus portugueses e do uso do marketing cultural como instrumento de referência na construção daquela qualidade. No fundamental, importa aos museus perceber se possuem notoriedade, de forma a avaliar a sua referência na mente do público corrente ou potencial. O propósito deste estudo é percepcionar se existe uma correspondência entre a notoriedade do museu e a utilização das ferramentas de marketing, especialmente a comunicação. Foram analisados os seguintes museus portugueses: o Museu Nacional de Etnologia, o Museu de Marinha, o Museu da Presidência da República, o Museu Colecção Berardo e o Museu da Electricidade. Neste sentido, realizaram-se 266 entrevistas através da intercepção de entrevistados, utilizando o método stratified random simple (idades compreendidas entre 20 e 79 anos), em diversos locais da zona metropolitana de Lisboa durante o mês de Maio de 2011. O Museu dos Coches regista 31,6% de notoriedade top of mind. O Museu de Marinha, apresenta 95,5% de notoriedade assistida. Este estudo conclui que num museu tutelado por uma instituição pública, a notoriedade não advém tanto da utilização efectiva do marketing, mas de elementos intrínsecos à sua génese: a localização e presença na vida escolar portuguesa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3073
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectMuseuspt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleMarketing cultural:o estudo da notoriedade sobre os museus portuguesespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEGGPEL - Estados Gerais da Gestão nos Países de Expressão Lusófonapt_PT
person.familyNameGaspar
person.givenNameFernando
person.identifier.ciencia-idA41E-62B8-CB9F
person.identifier.orcid0000-0002-0533-8129
person.identifier.ridA-2111-2011
person.identifier.scopus-author-id56533616900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication95a16b94-032c-45f6-8928-f1ca3ffa7f0c
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