Repository logo
 
Publication

A Problemática da Poluição da Água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorLinhares, Elisabete
dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorFreitas, Luis
dc.date.accessioned2016-05-09T22:36:45Z
dc.date.available2016-05-09T22:36:45Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA sociedade globalizada da qual fazemos parte fomenta um consumo que vai para além das verdadeiras necessidades humanas. Relacionado com este consumo está o aumento da exploração dos recursos naturais e a elevada produção de resíduos que provocam grandes prejuízos ambientais. Neste contexto, a educação ambiental cria oportunidades para o desenvolvimento de competências e capacidades de compreensão crítica do mundo. O uso indiscriminado da água revela uma falta de consciência ambiental expressa pela não consideração das consequências que advêm quanto à quantidade e qualidade disponível de água no nosso planeta. Este é um problema a nível local e global para o qual importa sensibilizar, cabendo à escola, enquanto estrutura de educação formal, a responsabilidade para disseminar o conhecimento e as boas práticas ambientais para o bem de toda a sociedade. Assim, dotar os jovens de conhecimentos sobre a água revela-se essencial para a sobrevivência da espécie humana e da biodiversidade, por ser um bem essencial para a manutenção da vida no planeta, pelo que este estudo centra-se na problemática da poluição da água. Pretendeu-se aferir quais as ideias dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) sobre a poluição da água e verificar se existem algumas conceções alternativas em relação a este tema. Os dados foram recolhidos através do recurso ao desenho por ser um meio eficaz para a criança transmitir o seu pensamento e conhecimento sobre um determinado assunto. Estes registos iconográficos foram elaborados por duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentarem o 3.º e 4.º ano, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. Os registos iconográficos foram obtidos através de 3 desenhos acompanhados de uma descrição para uma melhor interpretação das ideias ilustradas pelos alunos. Cada representação devia responder aos seguintes itens: a) a causa; b) as consequências; e c) as medidas para minimizar o problema da poluição da água. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos de ambas as turmas evidenciaram possuir alguns conhecimentos relacionados com o tema em estudo, na medida em que focaram diversas dimensões do problema, tais como a alteração da cor da água, o derramamento de combustíveis fósseis, a saúde pública e as necessárias mudanças de comportamento para uma melhor preservação do ambiente. Contudo, uma percentagem considerável de participantes apresentou ainda uma visão antropogénica do problema, considerando que a poluição da água tinha consequências nefastas apenas para a saúde do ser humano e para o seu bem-estar. Sabendo que a poluição ambiental de origem antropogénica é um dos desafios da atualidade e que este problema pode e deve ser enfrentado através de práticas educativas orientadas por princípios de educação ambiental, cabe ao professor contribuir para a formação de alunos, desde o ensino básico, mais conhecedores e capacitados para intervir de forma responsável no ambiente que os rodeia. Assim poderão contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e do ambiente.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/1456
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectpoluição da águapt_PT
dc.subjectambientept_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectalunos do 1.º CEBpt_PT
dc.subjectprofessorespt_PT
dc.titleA Problemática da Poluição da Água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.titleIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, Torreira-Murtosa (Portugal)pt_PT
person.familyNameLinhares
person.familyNameCavadas
person.givenNameElisabete
person.givenNameBento
person.identifier.ciencia-id821E-3FC8-245B
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.orcid0000-0002-0532-4843
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.ridJWA-1916-2024
person.identifier.scopus-author-id57216489457
person.identifier.scopus-author-id55698566200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublication221b89ce-b176-4218-af52-ad14b8bcc67a
relation.isAuthorOfPublicationd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd5c53140-e32b-4a98-be2d-9e7ba6675442

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Poster_Prob.Poluição.Água_julho2015_Linhares_Cavadas.pdf
Size:
1.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: