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Authors
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Abstract(s)
No âmbito da realização do relatório de estágio apresentado pela primeira autora para a
obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico foi realizado um estudo, desenvolvido em contexto de creche num grupo
multietário, sendo este composto por 15 crianças com idades compreendidas entre os 10
e os 32 meses.
Este estudo centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, sendo os
objetivos do presente estudo: (i) analisar as potencialidades desta prática pedagógica
para o desenvolvimento das crianças; (ii) observar as implicações desta prática no bem estar e envolvimento das crianças e (iii) analisar o papel do educador neste processo.
Adotando uma metodologia de investigação-ação, partiu-se da observação do contexto e
reflexão da prática, intervindo nos momentos de rotina e procurando contribuir para a
melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças nesses momentos, potencializando
igualmente o desenvolvimento das mesmas em diferentes domínios. Neste processo
foram utilizados como instrumentos de recolha de dados a observação participante,
englobando esta registos audiovisuais e o registo no diário de bordo, tendo sido também
realizada uma entrevista à educadora cooperante. Posteriormente, foram formadas
categorias a partir dos dados obtidos de modo a organizar a informação recolhida.
Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento
das crianças, bem como evidências no desenvolvimento das mesmas, nomeadamente ao
nível da linguagem e autonomia. Assim, é possível concluir que a promoção da
interação e cooperação entre pares constitui uma estratégia vantajosa para o educador e
para as crianças, potencializando as vantagens dos grupos multietários e promovendo,
consequentemente, o desenvolvimento das crianças.
Description
Keywords
creche cooperação entre pares interação papel do educador
Citation
Arezes, M., & Colaço, S. (2014). A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche. Revista UIIPS,1(2): 161