Repository logo
 
Publication

A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche

dc.contributor.authorArezes, Marta
dc.contributor.authorColaço, Susana
dc.date.accessioned2021-03-27T23:52:54Z
dc.date.available2021-03-27T23:52:54Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNo âmbito da realização do relatório de estágio apresentado pela primeira autora para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi realizado um estudo, desenvolvido em contexto de creche num grupo multietário, sendo este composto por 15 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 32 meses. Este estudo centrou-se na promoção da interação e cooperação entre pares, sendo os objetivos do presente estudo: (i) analisar as potencialidades desta prática pedagógica para o desenvolvimento das crianças; (ii) observar as implicações desta prática no bem estar e envolvimento das crianças e (iii) analisar o papel do educador neste processo. Adotando uma metodologia de investigação-ação, partiu-se da observação do contexto e reflexão da prática, intervindo nos momentos de rotina e procurando contribuir para a melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças nesses momentos, potencializando igualmente o desenvolvimento das mesmas em diferentes domínios. Neste processo foram utilizados como instrumentos de recolha de dados a observação participante, englobando esta registos audiovisuais e o registo no diário de bordo, tendo sido também realizada uma entrevista à educadora cooperante. Posteriormente, foram formadas categorias a partir dos dados obtidos de modo a organizar a informação recolhida. Os resultados obtidos revelaram evidências na melhoria do bem-estar e envolvimento das crianças, bem como evidências no desenvolvimento das mesmas, nomeadamente ao nível da linguagem e autonomia. Assim, é possível concluir que a promoção da interação e cooperação entre pares constitui uma estratégia vantajosa para o educador e para as crianças, potencializando as vantagens dos grupos multietários e promovendo, consequentemente, o desenvolvimento das crianças.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationArezes, M., & Colaço, S. (2014). A interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de creche. Revista UIIPS,1(2): 161pt_PT
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3435
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherREVISTA DA UIIPSpt_PT
dc.subjectcrechept_PT
dc.subjectcooperação entre parespt_PT
dc.subjectinteraçãopt_PT
dc.subjectpapel do educadorpt_PT
dc.titleA interação e cooperação entre pares: uma prática em contexto de crechept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage161pt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameColaço
person.givenNameSusana
person.identifier.ciencia-id2C1B-ABB4-13B2
person.identifier.orcid0000-0003-1542-6314
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11232783-1eed-4cd5-8576-d46b349bdb0e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Revista-da-UIIPS_N1_Vol2_2014_RESUMOS-161.pdf
Size:
40.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format