Publication
Educação inclusiva no ensino primário guineense
dc.contributor.advisor | Piscalho, Isabel | |
dc.contributor.author | Sanhá, Buli | |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T20:30:01Z | |
dc.date.available | 2022-12-20T20:30:01Z | |
dc.date.issued | 2022-07-25 | |
dc.description.abstract | A escola inclusiva constitui uma matéria atual no mundo e na Guiné-Bissau. Este estudo exploratório-descritivo e de natureza qualitativa concretizado num estudo de casos múltiplos visou conhecer os progressos e desafios da educação inclusiva no ensino primário guineense. Centrou-se intencionalmente, em duas escolas assumidamente inclusivas numa comunidade de Bissau, recorrendo a entrevistas semidiretivas a dois Diretores Gerais do Ministério de Educação na Guiné-Bissau, a dois Diretores das escolas inclusivas, a quatro professores, a quatro encarregados de educação e a um representante dos alunos. Como principais resultados foi possível conhecer perspectivas sobre a inclusão/exclusão da criança com necessidades específicas no ensino primário guineense; Identificar mecanismos e estratégias de inclusão escolar; saber como têm os pais/encarregados das crianças com deficiências lidado com esta situação no ambiente familiar e na comunidade; e perspetivar o papel dos agentes educativos no processo de inclusão escolar das crianças com necessidades específicas no ensino primário guineense. Como principal conclusão, emerge a urgência de educar e formar para a consciencialização da população sobre a importância da inclusão, sobretudo, a inclusão escolar nas diversas comunidades de Bissau. | pt_PT |
dc.description.abstract | Inclusive school is a current subject in the world and in Guinea-Bissau. This exploratory descriptive and qualitative study carried out in a multiple case study aimed to know the progress and challenges of inclusive education in Guinean primary education. It intentionally focused on two openly inclusive schools in a community in Bissau, using semi-directive interviews with two General Directors of the Ministry of Education in Guinea-Bissau, two directors of inclusive schools, four teachers, four parents and a student representative. As main results, it was possible to know perspectives on the inclusion/exclusion of children with specific needs in Guinean primary education; Identify mechanisms and strategies for school inclusion; knowing how parents/guardians of children with disabilities have dealt with this situation in the family environment and in the community; and to put into perspective the role of educational agents in the process of school inclusion of children with specific needs in Guinean primary education. As a main conclusion, emerges the urgency of educating and training to make the population aware of the importance of inclusion, above all, school inclusion in the various communities of Bissau. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.other | 203058097 | |
dc.identifier.tid | 203058097 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4156 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | ensino primário | pt_PT |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_PT |
dc.subject | educational inclusion | pt_PT |
dc.subject | primary school | pt_PT |
dc.subject | Guinea Bissau | pt_PT |
dc.title | Educação inclusiva no ensino primário guineense | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Social e Intervenção Comunitária |