Repository logo
 
Publication

Investigação criminal nas aulas de química. Uma proposta didática para promover o interesse dos estudantes pelas ciências

dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2019-06-02T22:55:29Z
dc.date.available2019-06-02T22:55:29Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractCom o objetivo de promover o interesse de futuros educadores e professores do 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico pelas ciências, foi implementada nas aulas de química uma atividade sobre o tema da ciência forense, recorrendo a uma abordagem investigativa e argumentativa. Esta proposta didática compreendia três etapas. A primeira envolvia a pesquisa de informação na Internet, a produção e edição de documentos, a utilização de diferentes ferramentas de comunicação, a recolha de imagens e a criação de vídeos e de sítios na Internet. A segunda consistia na realização de trabalho laboratorial. A atividade culminava num debate, intitulado de “julgamento”, que compreendia a representação de diferentes papéis por parte de cada grupo de trabalho. As estudantes demonstraram algumas dificuldades na realização da atividade, nomeadamente no trabalho de grupo, na compreensão das tarefas, na pesquisa e seleção de informação e no domínio dos conteúdos. Também foram identificados alguns problemas na implementação da atividade e que terão contribuído para agravar as dificuldades sentidas pelas estudantes. Todavia, a maioria das estudantes faz um balanço positivo da atividade, destacando o seu contributo para o desenvolvimento de conhecimentos e processos científicos e, sobretudo, para promover um maior interesse pelas ciências.pt_PT
dc.description.abstractIn order to develop in future preschool educators and primary teachers’ interest in science, was implemented in chemistry classes an activity on the subject of forensic science, using an inquiry and argumentative approach. This didactic proposal comprised three stages. The first involved the search for information on the Internet, production and editing of documents, the use of different communication tools, the collection of images and the creation of videos and websites. The second consists in carrying out laboratory work. The activity ends with a debate entitled "trial", in which students take on different roles. Students showed some difficulties in carrying out tasks, especially when it comes to cooperate with colleagues, understanding the assignments, select the information and in the lack of knowledge. The teacher also identified some problems during the implementation of the activity and that have contributed to aggravate the difficulties experienced by students. However, most students make a positive assessment of the activity, enhancing their contribution to the development of knowledge and scientific processes and, above all, to promote greater interest in science. However, most students make positive remarks about the activity, which have contributed to the development of their knowledge and, above all, to promote greater interest in science.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, M. (2015). Investigação criminal nas aulas de química. Uma proposta didática para promover o interesse dos estudantes pelas ciências. IN Atas do XVI Encontro Nacional em Educação em Ciências, Lisboa, 487-490.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2597
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectensino das ciênciaspt_PT
dc.subjectinteresse pelas ciênciaspt_PT
dc.subjectciência forensept_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectscience educationpt_PT
dc.subjectscience interestpt_PT
dc.subjectforensic sciencept_PT
dc.subjectteachers’ trainingpt_PT
dc.titleInvestigação criminal nas aulas de química. Uma proposta didática para promover o interesse dos estudantes pelas ciênciaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
oaire.citation.endPage490pt_PT
oaire.citation.startPage487pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XVI Encontro Nacional em Educação em Ciênciaspt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_ENEC_2015.pdf
Size:
134.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: