Repository logo
 
Publication

O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público

dc.contributor.authorFonseca, Eduardo
dc.date.accessioned2010-11-18T12:42:15Z
dc.date.available2010-11-18T12:42:15Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractO doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal area of the official Portuguese system.por
dc.identifier.citationFONSECA, Eduardo Nuno - O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.14-35por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/251
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/E2.pdfpor
dc.subjectDoutrinamentopor
dc.subjectEducação Pública;por
dc.subjectEstado Novopor
dc.subjectCritérios Impeditivospor
dc.titleO doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino públicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage35p.por
oaire.citation.startPage14p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
E2.pdf
Size:
82.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: