Repository logo
 
Publication

Política de segurança da informação e o acesso à internet: o caso de um Instituto Federal do Brasil

dc.contributor.advisorColaço, Susana
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cristina Madeira da
dc.contributor.authorLamounier, Edimária Cerqueira Rodrigues
dc.date.accessioned2019-08-16T14:36:18Z
dc.date.available2019-08-16T14:36:18Z
dc.date.issued2019-07-04
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação/Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractEste estudo analisou em que medida as Políticas de Segurança da Informação (PSI), pautadas nas diversas legislações, podem ferir o direito à informação no ambiente académico. Os docentes de um Instituto Federal Brasileiro constituíram o público para o design metodológico escolhido: Estudo de Caso com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Muitos docentes defendem que não cabe à escola cercear o acesso à informação e sim, preparar cidadãos críticos e conscientes, mas essa defesa perde força ao se depararem com o risco de responsabilização por uso indevido da internet nas suas aulas. Apesar de muitos desconhecerem a PSI, a maioria dos docentes é favorável a ela e afirmam que o fator impeditivo para dinamização das aulas não está nas restrições de acesso, mas na dificuldade em conseguirem liberar sítios bloqueados, que considerem úteis para desenvolver um determinado conteúdo em sala de aula. O Projeto de intervenção apresenta o escopo de uma metodologia de criação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação para a instituição onde foi realizado o estudo. Palavras-chave:pt_PT
dc.description.abstractThis study examined the extent to which Information Security Policies (ISPs), based on different laws, may harm the right to information in the academic environment. The teachers of a Brazilian Federal Institute constituted the public for the chosen methodological design: Case Study with a qualitative and quantitative approach. Many teachers argue that it is not up to the school to curtail access to information, but to prepare critical and conscientious citizens, but this defense loses its strength when faced with the risk of liability for misuse of the internet. Although many are not aware of the PSI, most teachers are in favor of it and affirm that the factor impeding the dynamization of classes is not in the access restrictions, but in the difficulty in being able to release blocked sites that they consider useful to develop a certain content in classroom. The Intervention Project presents the scope of a methodology for creating an Information Security Management System for the institution where the study was carried out.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202268179
dc.identifier.tid202268179
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2661
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectpolítica de segurança da informaçãopt_PT
dc.subjectinternetpt_PT
dc.subjectacesso à informaçãopt_PT
dc.subjectambiente académicopt_PT
dc.subjectsistema de gestão de segurança da informação.pt_PT
dc.subjectinformation security policypt_PT
dc.subjectaccess to informationpt_PT
dc.subjectacademic environmentpt_PT
dc.subjectinformation security management systempt_PT
dc.titlePolítica de segurança da informação e o acesso à internet: o caso de um Instituto Federal do Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Edimária Cerqueira Rodrigues Lamounier - Trabalho de Projeto.pdf
Size:
1.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: