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- Rendimento escolar: gestão estratégica dos dados académicos disponibilizado por uma Instituição de ensino brasileiraPublication . Jesus, Claudia Maria Almeida de; Colaço, Susana; Silva, Maria Cristina Madeira daA presente pesquisa teve como objetivo identificar como é feita a gestão dos resultados finais relativos ao rendimento escolar em um Instituto Federal Brasileiro, desenvolver e analisar as potencialidades de um programa/software e verificar se as informações apresentadas por este software estavam em conformidade com as informações que os gestores detinham. Essa pesquisa foi, na fase final, essencialmente de natureza qualitativa, com a realização de análise de conteúdo implicando a construção de categorias e subcategorias. A recolha dos dados teve por base a realização de inquérito por entrevistas semiestruturadas. Os participantes neste estudo foram vários gestores com diferentes funções na instituição. A partir dos resultados constatou-se que a instituição não apresenta um processo unificado para gestão dos dados ou local único de consulta para obter informações sobre rendimento escolar. Foi ainda confirmada a potencialidade do software desenvolvido por gerar informações úteis para a gestão. Por fim, foi proposto um projeto de intervenção para melhorar o software desenvolvido como essencial no suporte à gestão educacional.
- Política de segurança da informação e o acesso à internet: o caso de um Instituto Federal do BrasilPublication . Lamounier, Edimária Cerqueira Rodrigues; Colaço, Susana; Silva, Maria Cristina Madeira daEste estudo analisou em que medida as Políticas de Segurança da Informação (PSI), pautadas nas diversas legislações, podem ferir o direito à informação no ambiente académico. Os docentes de um Instituto Federal Brasileiro constituíram o público para o design metodológico escolhido: Estudo de Caso com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Muitos docentes defendem que não cabe à escola cercear o acesso à informação e sim, preparar cidadãos críticos e conscientes, mas essa defesa perde força ao se depararem com o risco de responsabilização por uso indevido da internet nas suas aulas. Apesar de muitos desconhecerem a PSI, a maioria dos docentes é favorável a ela e afirmam que o fator impeditivo para dinamização das aulas não está nas restrições de acesso, mas na dificuldade em conseguirem liberar sítios bloqueados, que considerem úteis para desenvolver um determinado conteúdo em sala de aula. O Projeto de intervenção apresenta o escopo de uma metodologia de criação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação para a instituição onde foi realizado o estudo. Palavras-chave: