Publication
As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores
dc.contributor.author | Cavadas, Bento | |
dc.contributor.author | Correia, Marisa | |
dc.date.accessioned | 2022-05-28T17:40:38Z | |
dc.date.available | 2022-05-28T17:40:38Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A iniciativa Future Classroom Lab (European Schoolnet, 2017) visa a promoção de ambientes educativos inovadores (AEI), o que exige às escolas a modificação física da sala de aula, associada à transformação das práticas didáticas (Bannister, 2017; Bento, 2018; OECD, 2017; Pedro, 2017). Decorrente destas orientações foi concebida a unidade curricular (UC) AEI integrada no plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação. Esta UC iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. Sabendo que os AEI proporcionam oportunidades únicas para acelerar a geração e difusão de inovação (Osborne, 2016), a UC focou-se também na exploração de diferentes abordagens pedagógicas inovadoras (por exemplo, Project-Based Learning, Inquiry-Based Learning), com a finalidade de capacitar os mestrandos com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. Esta comunicação apresenta um estudo exploratório acerca das perspetivas dos estudantes, com um perfil profissional de docente, que frequentaram a UC de AEI sobre as implicações desses ambientes para as suas práticas. Para conhecer as suas opiniões e promover a discussão conjunta foi realizada uma entrevista semiaberta de grupo focado, com quatro professoras. A análise de conteúdo das respostas organizou-se em duas dimensões, definidas a priori: 1) Quanto às vantagens associadas à utilização dos AEI foram referidas a colaboração entre professores e alunos; mudança no papel do professor e aluno; motivação; autonomia; 2) No que diz respeito aos constrangimentos associados à utilização dos AEI, os docentes indicaram o trabalho extenso de preparação das atividades, dificuldades de colaboração com outros colegas, complicações na gestão da sala de aula, resistência à mudança, complexidade da construção de recursos educativos adequados aos AEI e limitações de tempo devido à pressão do cumprimento do programa. Este estudo exploratório levanta a necessidade da continuidade da aposta na formação de professores sobre AEI, nomeadamente para os capacitar para a sua utilização em contexto profissional e proporcionar-lhes estratégias para a superação dos constrangimentos que podem associar a estes ambientes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cavadas, B., & Correia, M. (2019). As implicações dos Ambientes Educativos Inovadores para as práticas dos professores. In Livro de resumos do II Seminário Internacional – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (279-280). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.15/4010 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto | pt_PT |
dc.subject | ambientes educativos inovadores | pt_PT |
dc.subject | cenários e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | competências do séc.XXI | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.title | As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 280 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 279 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de resumos do II Seminário Internacional – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas | pt_PT |
person.familyName | Cavadas | |
person.familyName | Correia | |
person.givenName | Bento | |
person.givenName | Marisa | |
person.identifier.ciencia-id | 9212-EE0C-7753 | |
person.identifier.ciencia-id | F319-BEDD-099B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6021-6581 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6205-4475 | |
person.identifier.rid | C-6766-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55698566200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834080 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Livro_Resumosfinal-CAFTe2019_279-280.pdf
- Size:
- 350.49 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format