Repository logo
 
Publication

As implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professores

dc.contributor.authorCavadas, Bento
dc.contributor.authorCorreia, Marisa
dc.date.accessioned2022-05-28T17:40:38Z
dc.date.available2022-05-28T17:40:38Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA iniciativa Future Classroom Lab (European Schoolnet, 2017) visa a promoção de ambientes educativos inovadores (AEI), o que exige às escolas a modificação física da sala de aula, associada à transformação das práticas didáticas (Bannister, 2017; Bento, 2018; OECD, 2017; Pedro, 2017). Decorrente destas orientações foi concebida a unidade curricular (UC) AEI integrada no plano de estudos do Mestrado em Recursos Digitais em Educação do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação. Esta UC iniciou-se com a caracterização dos AEI e dos seus princípios e o estudo do modo como as competências para o séc. XXI podem ser desenvolvidas nos AEI. Sabendo que os AEI proporcionam oportunidades únicas para acelerar a geração e difusão de inovação (Osborne, 2016), a UC focou-se também na exploração de diferentes abordagens pedagógicas inovadoras (por exemplo, Project-Based Learning, Inquiry-Based Learning), com a finalidade de capacitar os mestrandos com os conhecimentos essenciais para a utilização dos AEI. Foi dada particular enfâse à conceção e discussão de cenários de aprendizagem inovadores em AEI e à reflexão sobre o seu contributo para as práticas docentes. Esta comunicação apresenta um estudo exploratório acerca das perspetivas dos estudantes, com um perfil profissional de docente, que frequentaram a UC de AEI sobre as implicações desses ambientes para as suas práticas. Para conhecer as suas opiniões e promover a discussão conjunta foi realizada uma entrevista semiaberta de grupo focado, com quatro professoras. A análise de conteúdo das respostas organizou-se em duas dimensões, definidas a priori: 1) Quanto às vantagens associadas à utilização dos AEI foram referidas a colaboração entre professores e alunos; mudança no papel do professor e aluno; motivação; autonomia; 2) No que diz respeito aos constrangimentos associados à utilização dos AEI, os docentes indicaram o trabalho extenso de preparação das atividades, dificuldades de colaboração com outros colegas, complicações na gestão da sala de aula, resistência à mudança, complexidade da construção de recursos educativos adequados aos AEI e limitações de tempo devido à pressão do cumprimento do programa. Este estudo exploratório levanta a necessidade da continuidade da aposta na formação de professores sobre AEI, nomeadamente para os capacitar para a sua utilização em contexto profissional e proporcionar-lhes estratégias para a superação dos constrangimentos que podem associar a estes ambientes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCavadas, B., & Correia, M. (2019). As implicações dos Ambientes Educativos Inovadores para as práticas dos professores. In Livro de resumos do II Seminário Internacional – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (279-280). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/4010
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Portopt_PT
dc.subjectambientes educativos inovadorespt_PT
dc.subjectcenários e aprendizagempt_PT
dc.subjectcompetências do séc.XXIpt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.titleAs implicações dos ambientes educativos inovadores para as práticas dos professorespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Portopt_PT
oaire.citation.endPage280pt_PT
oaire.citation.startPage279pt_PT
oaire.citation.titleLivro de resumos do II Seminário Internacional – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativaspt_PT
person.familyNameCavadas
person.familyNameCorreia
person.givenNameBento
person.givenNameMarisa
person.identifier.ciencia-id9212-EE0C-7753
person.identifier.ciencia-idF319-BEDD-099B
person.identifier.orcid0000-0001-6021-6581
person.identifier.orcid0000-0001-6205-4475
person.identifier.ridC-6766-2014
person.identifier.scopus-author-id55698566200
person.identifier.scopus-author-id57202834080
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5abdf352-c77b-41b9-9aea-8fed6dab3bd3
relation.isAuthorOfPublication866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery866ed423-d6ba-4d00-8866-e5fe2db4fa9b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Livro_Resumosfinal-CAFTe2019_279-280.pdf
Size:
350.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format