Repository logo
 
Publication

Bullying e cyberbullying em idade escolar

dc.contributor.authorSeixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz
dc.contributor.authorFernandes, Luís
dc.contributor.authorMorais, Tito
dc.date.accessioned2021-02-21T20:53:15Z
dc.date.available2021-02-21T20:53:15Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractJá muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.pt_PT
dc.description.abstractMuch has been known about bullying, its characteristics, different types of behavior, biopsychosocial implications, the roles played by students, among others. More recently, with the technological evolution and proliferation of digital devices, we become more aware of a new and disturbing manifestation of bullying behaviors, commonly known as cyberbullying. With this presentation, we aim to characterize, differentiate and compare both phenomena, framing cyberbullying in a new and different way of communication, so typical of this new generation of digital natives. This differentiation is based on the characteristics of communication mediated by screens, so different from other forms of communication face to face, whose implications are often associated with social risks. We will also discuss the repercussions of involvement in bullying and cyberbullying behaviors.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSeixas, S., Fernandes, L. & Morais, T. (2016). Bullying e cyberbullying em idade escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 7(1-2), 205-210.pt_PT
dc.identifier.issn2182-8008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/3377
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Lusíadapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/viewFile/2409/2568pt_PT
dc.subjectbullyingpt_PT
dc.subjectcyberbullyingpt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectsaúdept_PT
dc.subjectschoolpt_PT
dc.subjecthealthpt_PT
dc.titleBullying e cyberbullying em idade escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage210pt_PT
oaire.citation.issue7pt_PT
oaire.citation.startPage205pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia da Criança e do Adolescentept_PT
oaire.citation.volume(1-2)pt_PT
person.familyNameSeixas
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id2716-DC5E-B59D
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye217bfc2-514a-4c30-98f9-4085f1c8c7c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2016 Seixas, Fernandes & Morais Artigo.pdf
Size:
324.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format