Repository logo
 
Publication

O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorSilva, Susana Maria Verde
dc.date.accessioned2020-04-14T14:06:36Z
dc.date.available2020-04-14T14:06:36Z
dc.date.issued2020-03-11
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo do mestrado, as aprendizagens adquiridas no decorrer dos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido. Este relatório de estágio está organizado em duas partes: a primeira parte é composta por uma síntese dos diferentes estágios (creche, jardim de infância e 1.º CEB), onde estão descritos os contextos, as experiências vividas e o projeto desenvolvido. A segunda parte contempla o exercício investigativo realizado a partir de questões emergentes dos estágios desenvolvidos. O estudo de natureza qualitativa procurou analisar as estratégias para o apoio no processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1.º CEB e os constrangimentos e fatores que influenciam esse processo, tendo como objetivo um entendimento global dos diferentes intervenientes que participam nestes processos de transição escolares. Assim, foram realizadas entrevistas semidiretivas a duas educadoras de infância, a duas professoras do 1.º CEB, a duas docentes do ensino superior politécnico e a três crianças do jardim de infância. Foi ainda realizado um focus group a sete crianças do 1.º CEB. Da triangulação dos dados, salientam-se as seguintes conclusões: a relevância de uma transição pacífica e contínua, que preveja a continuidade educativa; a importância de se conhecer os diferentes contextos educativos a vários níveis.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report at the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education aims to acknowledge the academic path during the Masters, the learning process in the course of the internship and the research work fulfilled. This report is organized in two parts: the first part includes a summary of the different internships (nursery, kindergarten and primary-elementary school), where the contexts are described, and also the project developed is recorded. The second part contemplates the investigative exercise performed from the internships taken. The qualitative study sought to analyze the strategies to support the transition process of children from pre-school education to the 1st CBE and the constraints and factors that influence this process, aiming at a global understanding of the different actors that participate in these school transition processes. Thus, semi-directive interviews were conducted with two kindergarten teachers, two teachers from the 1st CBE, two academic teachers and three children from kindergarten. It was also accomplished a focus group of seven children from the 1st CBE. From the data triangulation, enhances the following: the relevance of a peaceful and continuous transition, which provides for educational continuity; the importance of acknowledge the different educational contexts at various levels.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other202468127
dc.identifier.tid202468127
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2868
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjecttransiçõespt_PT
dc.subjectcontinuidadept_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjecttransitionspt_PT
dc.subjectpermanencypt_PT
dc.subjectpreschool educationpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.titleO processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestradopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Susana Verde Silva_Relatorio_de_estágio.pdf
Size:
8.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: