Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Susana Verde Silva_Relatorio_de_estágio.pdf8.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio surge no âmbito do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e pretende dar a conhecer o percurso desenvolvido ao longo do mestrado, as aprendizagens adquiridas no decorrer dos estágios realizados e o trabalho de pesquisa desenvolvido. Este relatório de estágio está organizado em duas partes: a primeira parte é composta por uma síntese dos diferentes estágios (creche, jardim de infância e 1.º CEB), onde estão descritos os contextos, as experiências vividas e o projeto desenvolvido. A segunda parte contempla o exercício investigativo realizado a partir de questões emergentes dos estágios desenvolvidos. O estudo de natureza qualitativa procurou analisar as estratégias para o apoio no processo de transição das crianças da educação pré-escolar para o 1.º CEB e os constrangimentos e fatores que influenciam esse processo, tendo como objetivo um entendimento global dos diferentes intervenientes que participam nestes processos de transição escolares. Assim, foram realizadas entrevistas semidiretivas a duas educadoras de infância, a duas professoras do 1.º CEB, a duas docentes do ensino superior politécnico e a três crianças do jardim de infância. Foi ainda realizado um focus group a sete crianças do 1.º CEB. Da triangulação dos dados, salientam-se as seguintes conclusões: a relevância de uma transição pacífica e contínua, que preveja a continuidade educativa; a importância de se conhecer os diferentes contextos educativos a vários níveis.
This internship report at the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of 1st Cycle of Basic Education aims to acknowledge the academic path during the Masters, the learning process in the course of the internship and the research work fulfilled. This report is organized in two parts: the first part includes a summary of the different internships (nursery, kindergarten and primary-elementary school), where the contexts are described, and also the project developed is recorded. The second part contemplates the investigative exercise performed from the internships taken. The qualitative study sought to analyze the strategies to support the transition process of children from pre-school education to the 1st CBE and the constraints and factors that influence this process, aiming at a global understanding of the different actors that participate in these school transition processes. Thus, semi-directive interviews were conducted with two kindergarten teachers, two teachers from the 1st CBE, two academic teachers and three children from kindergarten. It was also accomplished a focus group of seven children from the 1st CBE. From the data triangulation, enhances the following: the relevance of a peaceful and continuous transition, which provides for educational continuity; the importance of acknowledge the different educational contexts at various levels.

Description

Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico

Keywords

transições continuidade educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico transitions permanency preschool education 1st cycle of basic education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue