Repository logo
 
Publication

A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar

dc.contributor.advisorPiscalho, Isabel
dc.contributor.authorPedreira, Mónica Maria Soares
dc.date.accessioned2018-03-04T15:08:18Z
dc.date.available2018-03-04T15:08:18Z
dc.date.issued2018-01-10
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e está dividido em duas partes. A primeira parte contempla uma dimensão reflexiva das práticas pedagógicas em são salientados os aspetos mais significativos, propostas de atividades e desafios que foram surgindo. A segunda parte expõe a dimensão investigativa, em que apresento 2 estudos. O estudo 1 é um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou como instrumento de recolha de dados a entrevista. Este estudo pretendeu conhecer as perspetivas de uma (ex) aluna da Escola Superior de Educação de Santarém que realizou um trabalho nesta mesma área, de modo a perceber o contributo na prática, na formação e recolher sugestões para estudos futuros. Entre as sugestões recolhidas na entrevista, desencadeou-se o estudo 2, com metodologia com características de investigação-ação, que procurou perceber de que forma é que a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada como estratégia para a educação pré-escolar.pt_PT
dc.description.abstractThis report was realized in the scope of a Preschool Education Master’s degree and his divided in two parts. The first one is about the reflective dimension of the pedagogical practices, where i emphasize the most significant aspects, proposals of activities and the challenges that occurred. The second part presents the investigative dimension, where i emphasive the most significant aspects, proposals of activities and the challenges that occurred. The second part presents the investigative dimension, where i present the 2 studies. The study 1: exploratory study of qualitative content that used the interview as an instrument of data collection. This study meant to know the perspectives of an (ex) student of Escola Superior de Educação de Santarém that realized a work on this subject, in order to perceive the contribution in practice, in the formation and to collect suggestions for future studies and investigations. Among the several suggestions gathered in the interview for future studies, methodology with research-action characteristics was triggered in the study 2, which sought to understand how cooperative learning can be used as a strategy for preschool education.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.other201853450
dc.identifier.tid201853450
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/2146
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectaprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectdiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectcompetências sociaispt_PT
dc.subjectpapel do(a) educador(a) de infânciapt_PT
dc.subjectmétodospt_PT
dc.subjectcooperative learningpt_PT
dc.subjectpedagogical differentiationpt_PT
dc.subjectsocial skillpt_PT
dc.subjectrole of the childhoodpt_PT
dc.subjecteducator/teacherpt_PT
dc.subjectmethodspt_PT
dc.titleA aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Final Mónica Pedreira.pdf
Size:
12.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: