Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolarPublication . Pedreira, Mónica Maria Soares; Piscalho, IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e está dividido em duas partes. A primeira parte contempla uma dimensão reflexiva das práticas pedagógicas em são salientados os aspetos mais significativos, propostas de atividades e desafios que foram surgindo. A segunda parte expõe a dimensão investigativa, em que apresento 2 estudos. O estudo 1 é um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou como instrumento de recolha de dados a entrevista. Este estudo pretendeu conhecer as perspetivas de uma (ex) aluna da Escola Superior de Educação de Santarém que realizou um trabalho nesta mesma área, de modo a perceber o contributo na prática, na formação e recolher sugestões para estudos futuros. Entre as sugestões recolhidas na entrevista, desencadeou-se o estudo 2, com metodologia com características de investigação-ação, que procurou perceber de que forma é que a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada como estratégia para a educação pré-escolar.
- A influência das questões de género na planificação e dinamização das atividades em jardim de infância: conceções e práticas dos educadoresPublication . Barreto, Joana Vera Soeiro; Uva, MartaO presente documento destina-se à apresentação do relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho contém a descrição e reflexão relativamente à intervenção desenvolvida nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o exercício investigativo que se desenvolveu em torno da questão: “Qual a influência das questões de género na planificação e dinamização das atividades em jardim de infância, de acordo com as conceções e práticas dos educadores e educadoras de infância.” Para o desenvolvimento da pesquisa, a metodologia adotada é de natureza qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas a educadores e educadoras de infância.