Repository logo
 
Publication

A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento

dc.contributor.authorCustódio, Pedro
dc.date.accessioned2011-08-24T11:01:33Z
dc.date.available2011-08-24T11:01:33Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEste artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino. - This paper presents, briefly, some of the challenges that Elementary Teachers face in the specific range of teaching Reading Comprehension strategies. Between decoding and reading comprehension trainings there’s a very important way to track when our goal is to teach children how to read. Starting in 2006, PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) brought recent research in reading and comprehension skills to the fore and this spotlight changed teaching practices. Thus, the spreading of these investigations and the application of new practices in this field have enabled a renewal of methodologies in what concerns teaching in elementary schools.por
dc.identifier.citationCustódio, P. (2011). A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento. Revista Interacções,19(7),127-141por
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.15/529
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://nonio.eses.pt/interaccoes/artigos/S7%20-%20Balaus.pdfpor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectEnsino da leiturapor
dc.subjectEnsino Básico Portuguêspor
dc.subjectPrograma Nacional de Ensino do Portuguêspor
dc.titleA compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamentopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpor
oaire.citation.endPage141p.por
oaire.citation.startPage127p.por
oaire.citation.titleRevista Interacçõespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
S7 - Balaus.pdf
Size:
200.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: