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  • Towards an information system for social value creation
    Publication . Nascimento, João; Barradas, Luís Cláudio; Martins, Luís
    Purpose: This research is scoped in the Project “VOLTO JÁ: PROGRAMA DE INTERCÂMBIO SÉNIOR” and objects the development of an Information System, which aims to support the social business model of the Project. Design/methodology/approach: This research is conceived according to the Design Science framework in Information Systems. The Design Cycle is concerned with the development of a software artefact and an instantiation that will operationalise the VOLTO JÁ Business Model in a real scenario of elderly mobility, aiming to assess the utility, efficiency and quality of the artefact in order to achieve the goals of the project. The design of the software artefact was guided by the Dynamic Systems Development Method framework. This work encompasses only the Business study, the functional model iteration, and implementation iteration. The Business study comprised the definition of the Business Process Model and the requirements management: (1) the requirement elicitation; (2) specification and (3) validation. The Information System being developed comprises a Web platform and a Mobile application, structured on a multi-layered architecture of six layers. The Web platform is being developed with the Yii framework 2.0. The PhoneGap and Nativescript frameworks are under consideration for the development of the Mobile application. Findings: The software artefact is already on the development stage. The proposed software architecture has already been validated and some of the business processes are already supported. Originality/value: As far as we know, there are no other similar projects to compare to. We might remotely compare our project to with Travel 2.0 systems, such as Booking.com. However, we are focused on a very specific target with peculiarities that these systems are not prepared to deal with. This attests to the relevance and uniqueness of our proposal.
  • Revisão da literatura sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes do ensino superior sobre o desenvolvimento sustentável
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Barradas, Luis CS; Nascimento, João
    As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel a desempenhar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) uma vez que podem promover a sensibilização, a compreensão e a ação em prol do Desenvolvimento Sustentável (DS) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As IES contribuem para provocar mudanças e transformações na sociedade, promovendo políticas, estratégias e métodos que permitam a construção de um mundo mais sustentável. Identificar os conhecimentos a adquirir e as atitudes e os comportamentos a desenvolver, pelos estudantes do Ensino Superior no âmbito do DS, é um desafio que merece ser prosseguido. Os estudantes das IES devem estar conscientes dos ODS e da forma como podem contribuir para a sua prossecução, não só enquanto estudantes, mas também como futuros profissionais e decisores em diferentes áreas (Bello et al., 2020; Leal Filho et al., 2019). O objetivo desta revisão da literatura é identificar os estudos existentes que abordam os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos dos estudantes do ensino superior em relação ao DS e/ou aos ODS e sintetizar os seus principais resultados. Vários estudos têm-se centrado em fatores diretamente relacionados com os estudantes do ensino superior, contribuindo para medir os seus conhecimentos, atitudes e comportamentos em relação ao DS: (i) Borges (2019) mostrou que havia conhecimentos e atitudes muito favoráveis em relação ao DS entre estudantes do ensino superior, porém os comportamentos foram menos favoráveis; (ii) Balakrishnan et al. (2020) verificaram que os inquiridos tinham perceções e atitudes positivas em relação a todas as dimensões da sustentabilidade - ambiental, económica e social; (iii) Eagle et al. (2015) revelaram com o seu estudo que os estudantes mostram uma tendência para considerar que as questões fundamentais estão fora do seu controlo pessoal e acreditam que as soluções têm de ser encontradas por outros; (iv) em Al-Naqbi e lshannag (2018) os estudantes demonstraram uma elevada compreensão, atitudes positivas muito fortes e comportamentos moderadamente positivos em relação à EDS e ao ambiente; (v) os resultados de Zamora-Polo et al. (2019) mostram que o conhecimento dos ODS é baixo; foram encontradas diferenças significativas entre as pontuações obtidas nas implicações profissionais e pessoais dos ODS; (vi) segundo Leiva-Brondo et al. (2022) muitos estudantes afirmam estar cientes dos ODS, mas a maioria não tem uma compreensão completa destes 17 objetivos e da sua implementação atual, apesar de acreditarem que os ODS são importantes na sua vida quotidiana; (vii) Afroz e Ilham (2020) mostraram que os inquiridos têm um elevado conhecimento e uma atitude positiva em relação aos ODS. Neste trabalho, após a sistematização das principais conclusões dos estudos selecionados, apresenta-se algumas lacunas existentes na investigação, bem como orientações para estudos futuros.
  • Projeto TIME2ACT@SD – time to act through sustainable experiences for higher education students
    Publication . Leal, Susana; Oliveira, Sandra; Nascimento, João; Barradas, Luis CS; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Gonçalves, Catarina; Piki, Andriani; Flouraki, Katerina; Gelfgren, Veronica; Mongelli, Tito Livio; Güzel, Alper
    A Agenda 2030 das Nações Unidas definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados a vários os níveis: internacional, nacional, regional e local CCS2023 – 5ª Conferência Campus Sustentável 190 (United Nations, 2015). A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) tem um papel importante na concretização dos 17 ODS (UNESCO, 2017). Pretende-se apresentar as metas e os objetivos do projeto Erasmus+ TIME2ACT@SD, enquanto contributo para a EDS no contexto do ensino superior europeu (Time2Act@SD, 2023). O TIME2ACT@SD tem como objetivo atuar nos ambientes de aprendizagem, apoiando professores e estudantes do ensino superior na melhoria ao nível dos conhecimentos, das competências e das atitudes no domínio da EDS e dos ODS, independentemente da área de formação e dos currículos dos estudantes. O projeto adota uma abordagem holística, incluindo a sustentabilidade ambiental, social e económica, envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal, Bélgica, Chipre e Turquia. Os estudantes e professores das IES serão envolvidos no desenvolvimento de todo o projeto, desde a fase de diagnóstico de necessidades até ao teste dos outputs. Este é, aliás, um dos elementos inovadores do projeto, assim como a garantia de maior adesão e impacto do projeto. O TIME2ACT@SD procura produzir recursos educativos abertos e promover iniciativas para colmatar a falta de conhecimentos e competências, bem como mudar atitudes em relação ao Desenvolvimento Sustentável (DS), dos jovens que frequentam o ensino superior. Através de práticas inovadoras de formação e educação (recorrendo a MOOC e estratégias de gamificação) e de metodologias ativas (workshops e bootcamps, enquanto atividades de carácter experimental), o projeto pretende promover a literacia do grupo-alvo no domínio do DS/ODS, bem como alterações comportamentais no que respeita a preferências individuais, sensibilização para o DS, hábitos de consumo e estilos de vida. Os outputs do projeto serão desenvolvidos para promover os três níveis de aquisição de competências de sustentabilidade: conhecimento (aprendizagem conceptual), saber-fazer (competências práticas) e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).
  • Book of Abstracts of the 1st International Conference on Management, Technology and Tourism:Social Value Creation – ICOMTT2020
    Publication . Bernardes De Oliveira, Sandra Margarida; Leal, Susana; Vivas, C.; Barradas, Luís Cláudio; Nascimento, João; São João, Ricardo; Ferreira, Maria Regina; Passarinho, Aldo; Rodrigues, Ana; Santos, Cristina; Amaral, Marta
    The 1st International Conference on Management, Technology, and Tourism: Social Value Creation (ICOMTT2020) emerges as an outcome of the Volto Já Project - Senior Exchange Program, developed by Polytechnic Institute of Santarém, Polytechnic Institute of Beja and Santa Casa da Misericórdia de Santarém. During the 6th and 7th of February 2020, at the School of Management and Technology of Santarém, Portugal, we celebrate and share the knowledge built on this close relationship. In these two special days, the ICOMTT2020 provides an opportunity for researchers, academics, national and international experts, entrepreneurs, and community leaders to exchange and share their experiences, results and deepen the debate on social value creation. Value creation is a pillar of corporate sustainability, but it is not enough! The challenges of the next decades require a change in the dominant paradigm for the creation of social value that is the guarantee of the regions' sustainability. This paradigm shift will be analysed and debated thoroughly according to the major areas of ICOMTT2020: Management, Technology, and Tourism.