Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Ensinar e aprender português num mundo plural
    Publication . Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês; Mesquita, Elisete
    Num tempo em que o mundo cada vez mais se confronta com a Diversidade e a Pluralidade que marcam as relações (inter)pessoais e (inter) nacionais, equacionar o ensino e a aprendizagem do Português, nas suas diferentes variedades e na variedade de relações e estatutos que assume nos curricula, afigura-se profundamente pertinente. Um pouco por todo o mundo, vêm ocorrendo diversas iniciativas científicas que perspetivam o Pluri/Multilinguismo na sua relação com a aprendizagem de línguas, sejam maternas sejam estrangeiras, em diferentes níveis de ensino e em contextos formais e não formais. Atentas ao desenvolvimento dos trabalhos neste domínio científico, a Escola Superior de Educação de Santarém propôs-se levar a cabo o III Encontro Internacional do Português, associando-se ao III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, da Universidade Federal da Uberlândia. Estes eventos pretendem constituir-se como um espaço de partilha e reflexão entre investigadores, formadores, professores e outros indivíduos que desenvolvam trabalho em torno dos tópicos que constituem os eixos temáticos.
  • Novos desafios no ensino do português
    Publication . Teixeira, Madalena; Santos, Leonor; Silva, Inês
    A publicação que ora se apresenta, sobre Novos Desafios no Ensino do Português, resulta de uma compilação de trabalhos de vários investigadores e profissionais da educação, nacionais e estrangeiros, que se dedicam ao ensino e aprendizagem do português. (...). A consciencialização da necessidade de formação contínua de professores, envolvendo e simultaneamente responsabilizando a comunidade escolar, o aprofundamento e desenvolvimento do conhecimento científico nas diferentes áreas, particularizando neste caso o domínio da língua portuguesa, a utilização de estratégias e de atividades que vão ao encontro das necessidades, das assimetrias e das vivências dos alunos do século XXI e a articulação entre os diferentes ciclos e níveis de ensino afiguram-­se, neste livro, como os vetores essenciais.