Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Investigação sobre os hábitos alimentares de estudantes da Escola Superior de Educação de SantarémPublication . Guimarães, Catarina; Maurício, Daniela; Rosário, Diogo; Alves, Inês; Dias, Maria; Santos, Maria do Pilar; Mota, Maria Luísa; Ferreira, Maria Preciosa; Lopes, Pedro; Andrade, Rodrigo; Santos, Sofia; José, Mário; Santos, Nádia; Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteEste trabalho foi realizado por estudantes com necessidades educativas especiais do curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (LDMT) da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), no âmbito da unidade curricular Qualidade de Vida (QV). De acordo com a Direção-Geral de Saúde (2019), a alimentação saudável é um programa de saúde prioritário. Nesse enquadramento, os estudantes de LDMT realizaram uma investigação exploratória sobre os hábitos alimentares de estudantes da ESES. O questionário organizou-se em questões que visavam identificar os alimentos consumidos ao almoço. Estes foram organizados nos grupos da roda dos alimentos (FCNUP, IC & Programa Operacional Saúde XXI, s.d.) e em outras categorias. O questionário foi elaborado por voluntários do curso no Google Forms sob orientação dos docentes de QV. O questionário foi aplicado num único dia, após o almoço. Num primeiro momento, os estudantes da LDMT, organizados em pares, entrevistaram-se mutuamente. Num segundo momento, a pares, entrevistaram individualmente estudantes de outros cursos. Participaram 11 estudantes do curso LDMT e 25 estudantes de outros cursos da ESES, com idades compreendidas entre os 18 e 34 anos, três do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Os resultados foram organizados sob a forma de gráficos. Posteriormente ocorreu uma discussão, em grande grupo, sobre os resultados do inquérito e interpretação dos hábitos adequados e dos erros alimentares. As principais conclusões são: • Os estudantes, ao almoço, comeram alimentos de grupos diversificados da roda dos alimentos e alimentos diferentes de cada grupo; • Poucos estudantes comeram sopa (n=5), cerca de 2/3 comeu fruta (n=23), a maioria (n=29) bebeu água ao almoço e os restantes (n=6) bebidas açucaradas; • Alguns estudantes cometeram erros alimentares: ingeriram alimentos processados, fast-food, bolos e doces ao almoço. De forma geral, pode-se concluir que a alimentação dos estudantes ao almoço foi diversificada, mas apresentou alguns erros alimentares.
- A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professoresPublication . Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteO processo de Bolonha trouxe diversos desafios à formação profissional que ocorre no Ensino Superior no espaço europeu. Nesse âmbito, surgiram novas exigências no processo de formação de educadores e professores, nomeadamente a atribuição de grande importância à investigação, reconhecendo que esse processo deve combinar a prática com a investigação para promover o desenvolvimento global dos futuros docentes. Nesse enquadramento, este estudo de caso centra-se na análise do processo formativo da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Nessa unidade, os estudantes, através de um processo tutorial, realizam um trabalho de investigação sobre uma temática à sua escolha,preferencialmente relacionada com contextos educativos, em três fases: i) Fase I. Contextualização; ii) Fase II. Desenvolvimento da investigação e elaboração do póster; e iii) Fase III. Divulgação. A fase de contextualização visa a familiarização dos estudantes com as práticas investigativas na área de Estudo do Meio. Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem realizar uma investigação e apresentar o seu trabalho num póster que deve incluir os seguintes elementos: i) a problemática e os objetivos do estudo; ii) a revisão teórica; iii) a metodologia; iv) os resultados; e v) a interpretação dos resultados e as conclusões. Na última fase, de divulgação, os estudantes são incentivados a apresentar publicamente os trabalhos investigativos em encontros científicos, sob o formato de póster. Ao dar a conhecer estas práticas que introduzem a investigação no processo de formação inicial docente, queremos também contribuir para a melhoria das metodologias usadas no processo formativo dos estudantes em formação inicial de professores.
- A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de educadores e professoresPublication . Cavadas, Bento; Linhares, ElisabeteO processo de Bolonha trouxe diversos desafios à formação profissional que ocorre no Ensino Superior no espaço europeu. Nesse âmbito, surgiram novas exigências no processo de formação de educadores e professores, nomeadamente a atribuição de grande importância à investigação, reconhecendo que esse processo deve combinar a prática com a investigação para promover o desenvolvimento global dos futuros docentes. Nesse enquadramento, este estudo de caso centra-se na análise do processo formativo da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Nessa unidade, os estudantes, através de um processo tutorial, realizam um trabalho de investigação sobre uma temática à sua escolha,preferencialmente relacionada com contextos educativos, em três fases: i) Fase I. Contextualização; ii) Fase II. Desenvolvimento da investigação e elaboração do póster; e iii) Fase III. Divulgação. A fase de contextualização visa a familiarização dos estudantes com as práticas investigativas na área de Estudo do Meio. Na fase de desenvolvimento, os estudantes devem realizar uma investigação e apresentar o seu trabalho num póster que deve incluir os seguintes elementos: i) a problemática e os objetivos do estudo; ii) a revisão teórica; iii) a metodologia; iv) os resultados; e v) a interpretação dos resultados e as conclusões. Na última fase, de divulgação, os estudantes são incentivados a apresentar publicamente os trabalhos investigativos em encontros científicos, sob o formato de póster. Ao dar a conhecer estas práticas que introduzem a investigação no processo de formação inicial docente, queremos também contribuir para a melhoria das metodologias usadas no processo formativo dos estudantes em formação inicial de professores.